Observatório

A represa, da agonia em 2019 à recuperação em 2024



A represa, da agonia em 2019 à recuperação em 2024

No próximo sábado, 15, será oficialmente entregue as obras de desassoreamento e revitalização do entorno da represa municipal que se transformou em parque de lazer para a população, mesmo antes das obras serem concluídas.

Da agonia em 2019, quando a represa estava reduzida a um terço do seu tamanho, original, até hoje com seu espalho d´água de 45 mil metros quadrados, próximo do original, o secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela enfrentou uma batalha para realizar o que chama de “maior projeto de recuperação ambiental da história da cidade”.  

“Foi um ano de espera para liberação da licença para iniciamos o trabalho. Foram dois trabalhos em conjunto, de escavação da parte seca e o de dragagem da parte molhada o que resultou na retirada de 193 milhões de litros de sedimentos da represa, além de 3 mil toneladas de aguapés. Foi um trabalho árduo. Muitos acreditavam que não seria possível fazer. Sempre acreditamos, porque trabalhamos com engenharia, não com achismo”, disse na entrevista à Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet que você pode ver no vídeo abaixo:

Observatório