Direto da Redação

Aberta "porteira" das licenças de servidores/candidatos



Aberta "porteira" das licenças de servidores/candidatos

Daqui a 20 dias termina o prazo para os servidores públicos, efetivos ou comissionados, deixarem seus postos para concorrerem as eleições que ocorrem no dia 6 de outubro. O dia 6 de julho é o prazo final de desincompatibilização. Esse também é o prazo para afastamento de diretores de escola

A primeira portaria do Executivo sobre “licença para desempenho de atividade política” foi publicada na quinta-feira no Diário Oficial do Município. A servidora Telma Santareli, pré-candidata a vereadora, já está com sua licença programada para o período de 6 de julho a 16 de outubro.

Bom lembrar que no caso do servidor efetivo, o pedido é de licença remunerada. Já em relação aos servidores comissionados, o pedido é de exoneração do cargo, sem direito a vencimento.

A regra foi criada para impedir que o servidor, no uso do cargo utilize a administração pública em benefício próprio. O princípio da desincompatibilização pretende evitar, dessa forma, que haja abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e recursos aos quais o servidor tem acesso.

BATE PRONTO

- LOMBADAS – Quantas lombadas tem em Fernandópolis? Há quem aposte em 200, outros falam em 300. O assunto gerou polêmica na última sessão e divide opiniões. Os vereadores concordam que tem muita lombada, mas afirmam que a maioria delas é resultado de pedido da população. Mas, a quantidade de lombadas evidencia tanto a falta de educação dos motoristas quanto a velocidade, como a de investimento do poder público em novos semáforos.

- SEMÁFOROS – O prefeito André Pessuto vai completar oito anos de mandato e não instalou um novo semáforo na cidade no período. Os últimos novos semáforos instalados em Fernandópolis ocorreram na gestão da prefeita Ana Bim: os semáforos da Expedicionários Brasileiros e os totens pretos, enviados pelo Detran no projeto Infosiga. A atual administração fez apenas o remanejamento de semáforos dos locais indicados pelo Detran para pontos onde a necessidade era maior.

- REGRA – A mesa diretora da Câmara apresentou um projeto de resolução para tornar obrigatória a participação de todos os vereadores em ao menos uma das comissões permanentes do legislativo. O projeto também prevê desconto no salário de faltas injustificadas às reuniões. A obrigatoriedade de participação dos Vereadores nas Comissões Permanentes e o desconto no subsídio pela ausência injustificada às suas Reuniões serão disciplinadas em Resolução Específica. Alguém vai votar contra?

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Enfim, Fernandópolis tem um cartão postal digno. A nova represa que será entregue hoje já tem fotos que circulam nas redes sociais que estão arrancando elogios. Essa foto, por exemplo, foi feita no entardecer do último sábado, 8, por uma das inúmeras pessoas que decidiram passear pela orla da represa. A represa foi recuperada e está bonita de ser ver e aproveitar o espaço de lazer. O desafio agora é conservação.

POSITIVO

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado nesta sexta-feira, 14, da melhor maneira que se poderia esperar: com a presença de doadores de sangue no Hemocentro de Fernandópolis. O dia foi movimentado para atender 75 pessoas que agendaram doação. A maioria, doadores vindos de cidades que organizaram caravanas, casos de São Francisco (região de Jales), Ponte Gestal (região de Votuporanga) e Iturama (Minas Gerais). Bom que outras cidades também organizassem essas caravanas com servidores da saúde e de outras áreas para garantir sangue no atendimento de emergências. Fica o exemplo.

NEGATIVO

A imagem de uma boiada solta na rodovia Vicinal Carlos Gandolfi no trecho em duplicação, publicada por CIDADÃOnet, causou arrepios nos motoristas que passavam pelo local na tarde de quinta-feira, 13. Impossível não lembrar que em março do ano passado, uma estudante morreu ao atropelar um cavalo na pista. O responsável pelos animais precisa, e deve, ser notificado pela prefeitura a manter seus animais na área adequada para não expor pessoas ao risco. Isso é inadmissível.

Claudemir Cabreira

Jornalista.