Os candidatos a prefeito de Fernandópolis estão sendo cobrados a firmar compromissos com duas associações ligadas ao empreendedorismo: Acif – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis e Sebrae.
A Acif decidiu propor aos candidatos duas perguntas. Os candidatos poderão gravar vídeos de 2 a 4 minutos com as respostas e enviar para a associação que desenvolverá a Ação Audiovisual com suas propostas de desenvolvimento econômico.
A Acif anota duas questões aos candidatos: “Se eleito, quais serão suas ações imediatas e de mais longo prazo em favor do comércio local?”; e “Se eleito, tem propostas definidas para o desenvolvimento das indústrias locais e para atrair novas para nossa cidade? Quais?”
Os candidatos têm até segunda-feira para confirmar e até o dia 13 para entregar o vídeo. A Acif diz que quer reforçar o diálogo entre o poder público e a classe empresarial para o crescimento de Fernandópolis.
Já o Sebrae, está propondo um “Guia da Candidata & Candidato”. O documento é destinado aos concorrentes ao executivo municipal e fala sobre os 10 compromissos com o empreendedorismo que podem ser incorporados no plano de governo dos futuros mandatários.
O gerente regional do Sebrae-SP Marcos José Amâncio destaca a importância do compromisso com o empreendedorismo do futuro prefeito. “É um momento pertinente, vemos uma onda de apoio ao empreendedorismo desde as últimas eleições e mandatos. Somente com políticas públicas eficazes podemos fazer esse número crescer ainda mais”, disse o gerente.
Todas os candidatos à prefeitura das 57 cidades da região, incluindo Fernandópolis, são convidados a aderir ao guia que itens considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos municípios, tais como Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Turismo, Inovação e Economia Criativa.
BATE PRONTO
- FIO DA NAVALHA – O deputado estadual e candidato a prefeito em Rio Preto caminha sob o fio da navalha, correndo atrás para evitar o indeferimento de sua candidatura. O promotor da 125ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Fábio Miskulin, sob alegação de que candidato foi condenado em segunda instância em 2016 por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, decisão mantida em julgamento de apelação no último dia 26.
- CASO ANTIGO - O emedebista é acusado de irregularidades quando era prefeito de Santa Fé do Sul."Como era o prefeito, Itamar está sendo responsabilizado por um ato que não cometeu. É o preço da função de gestor, embora ele não tenha relação com o fato. Mas hoje, todos os tribunais são unânimes em não atribuir a responsabilidade ao gestor em caso como esses, um erro burocrático de um funcionário. O deputado está tranquilo de que o processo será extinto", diz a nota da assessoria de Itamar, que lembra que após a decisão do TJ, Itamar disputou duas eleições em 2018 e 2022.
- ORÇAMENTO – O orçamento do município para 2025, primeiro ano do prefeito que será eleito em 6 de outubro, será objeto de debate em audiência pública que o prefeito André Pessuto convocou para o dia 11 de setembro, 18 horas, no Paço Municipal. A LOA – Lei Orçamentária Municipal – está em elaboração seguindo as normas da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – aprovada na Câmara em junho. A LDO estimou que o orçamento do ano que vem deve ultrapassar os R$ 450 milhões. A audiência é mero cumprimento de protocolo já que é zero o interesse da população, incluindo os políticos, nestas discussões.
FOTO DA SEMANA
A legenda para o ipê amarelo que resistiu à queimada do último sábado, bem que poderia ser “herói da resistência”. A florada amarela contrasta com a queimada que dizimou a mata nativa na zona sul da cidade entre o bairro Universitário e a Vicinal Carlos Gandolfi. A pequena floresta urbana mais uma vez foi atingida pelo fogo. Por enquanto ela resiste e se mantém de pé.
POSITIVO
A inauguração da Policlínica Universitária “Dr. Márcio Gaggini” na Universidade Brasil. A unidade vai dispor de 21 especialidades médicas além da realização de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, serviços de diagnóstico por imagem e exames clínicos e laboratoriais interligados com a rede assistencial de saúde. A universidade busca credenciamento da Policlínica junto ao SUS – Sistema Único de Saúde – para atendimento da população de Fernandópolis e região.
NEGATIVO
Fernandópolis confirmou a primeira morte por dengue no ano. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde.Segundo a pasta, a vítima de Fernandópolis é um homem com mais de 65 anos. Os sintomas começaram no dia 19 de maio e ele morreu no dia 26 do mesmo mês.No noroeste paulista, são mais de 72 mil confirmações de casos e 79 mortes por dengue. Preocupa o fato da região com estiagem há cinco meses ainda registrando casos de dengue.