Boa de Garfo

AIR FRYER: utensílio se tornou o queridinho na cozinha e transformou o hábito de comer frituras



AIR FRYER: utensílio se tornou o queridinho na cozinha e transformou o hábito de comer frituras

Considerada até algum tempo atrás um utensílio dispensável na cozinha dos brasileiros, a air fryer foi ganhando espaço e se tornou a queridinha para o preparo de muitos alimentos, em especial, as frituras. Aliás, se você ainda não experimentou o que é uma batata feita nessa fritadeira sem óleo, não sabe o que está perdendo, viu!

Apesar de parecer nova, o dispositivo que facilita a vida e nos mantém longe da gordura foi desenvolvido em 1987 e patenteado em 1989 pelo americano Chad S. Erickson. Porém, o equipamento só chegou ao Brasil em 2011, pela empresa Walita, e desde então ganhou várias versões que incluem até mesmo um forno. Diferente do micro-ondas, a air fryer além de cozinhar rapidamente os alimentos, deixa eles dourados, crocantes e com uma aparência muito mais apetitosa.

As possibilidades para utilizar o equipamento são infinitas. Atualmente é possível encontrar na internet dezenas de milhares de receitas para fazer utilizando a air fryer. As mais comuns são a batata frita, pão de queijo, frango a passarinho e a panceta. Porém, ela vai muito além disso. É possível fazer brigadeiro, cozinhar ovos, assar pudim, cupcake e, até mesmo, as tradicionais rabanadas.

Posso dizer que o investimento é muito baixo se comparar aos benefícios a saúde e, principalmente, a praticidade e o tempo gasto para o preparo dos alimentos. Na minha casa utilizo muito para assar pães de queijo, coxa e sobrecoxa de frango, batatas rústicas, posta de salmão e, até para assar um escondidinho em porções individuais. Além de ser muito mais rápida, é mais econômica do que o gás de cozinha, mesmo utilizando a energia elétrica. Isso devido a rapidez na cocção dos alimentos. Enquanto asso os pães de queijo em 10 minutos na fritadeira, no forno seriam pelo menos 30 minutos, fora o tempo que teria que deixar aquecendo.

Apesar do sucesso para cozinhar, muitas pessoas deixam de usar o equipamento, pois é chatinho de tirar a gordura que fica grudada na cestinha onde estão os alimentos. Porém, tenho uma dica infalível para resolver esse problema. Basta ‘forrar’ a cestinha com papel alumínio ou papel manteiga e fazer pequenos furos nele com a ponta de uma faca. Assim, o óleo irá escorrer, deixando o alimento sequinho, e o ‘grudinho’ da gordura irá ficar no papel. Depois basta remover, e terás que lavar apenas a sujeira da gordura mesmo.

No último feriado, 2 de novembro, inventei de fazer uma costela bovina com molho barbecue e batatas na air fryer. Não segui nenhuma receita, mas utilizei os conhecimentos básicos que tenho do equipamento, como não deixar cozinhar alimentos em pedaços grandes na temperatura máxima. Quando é assim, coloco a temperatura mais baixa e vou aumentando conforme o cozimento. A partir desse princípio é possível experimentar e testar inúmeras receitas. Ficou com vontade, é? Então, mãos a massa!

Costela bovina ao molho barbecue

Costela bovina ao molho barbecue

Ingredientes

800g de costela bovina picada em pedaços médios

300g de batata de conserva cortadas ao meio

½ cebola cortada em pétalas

2 dentes de alho

1 xícara (chá) de molho barbecue

Sal de parrilha defumado

Modo de fazer

1 – Acomode os pedaços de costela na air fryer e salpique o sal por cima.

2 – Asse por cerca de 15 minutos na temperatura de 160º.

3 – Adicione as batatas, a cebola e o alho amassado inteiro e com casca.

4 – Asse por cerca de 15 minutos na temperatura de 180º. Verifique se a carne e a batata estão macias, caso não esteja deixe mais alguns minutos.

5 – Pincele o molho barbecue e deixe por mais 5 minutos na fritadeira na potência máxima. E pronto!

Boa de Garfo