Boa de Garfo

ARTESANAL: a variedade de delícias que são produzidas em Fernandópolis e talvez você não saiba



ARTESANAL: a variedade de delícias que são produzidas em Fernandópolis e talvez você não saiba

Que Fernandópolis é um celeiro de artistas, isso não é novidade para ninguém, certo? Agora, você sabe a quantidade de gente que produz alimentos de forma artesanal de altíssima qualidade em nosso município? Confesso que não sabia e me surpreendi. E, digo mais, não é apenas quantidade, trata-se também de variedade e altíssima qualidade.

A queijaria Jeito de Mato certamente você já conhece, experimentou ou ouviu falar. O empresário e queijeiro Diego Trevizan, ao lado de sua esposa e, também, empresária, Débora Herrero, começaram despretensiosamente e hoje já conquistaram grandes prêmios internacionais e levam o nome da cidade de Fernandópolis para o Brasil e o mundo.

No segmento dos doces, uma novidade que me surpreendeu muito pela apresentação e, principalmente, pelo sabor, foi a maçã caramelada da Carmela Apples. Não, não estou falando de maçã do amor, mas sim, de maçã caramelada. Para quem já teve a oportunidade de visitar os parques da Disney, certamente irá saber exatamente do que estou falando, mas para quem ainda não teve (assim como euzinha aqui!) pode sentir o gostinho do que é essa delícia aqui em Fernandópolis mesmo. Trata-se de uma maçã verde banhada com um caramelo especial, banhada no chocolate nobre e para finalizar pode ser acrescentado confeitos, castanhas e especiarias. Sabe o mais surpreendente?

Ao contrário da maçã do amor, o caramelo é macio, ‘puxento’ e possui um sabor bem difícil de descrever. Principalmente quando você morde e sente o sabor azedinho da maçã com o doce da cobertura. Juro! É surreal! Ah, uma maçã dá para dividir, viu!!! Elas chegam a pesar mais de 400 gramas, cada!!! Se quiser dividir comigo, eu topo! Rsrs

Outra novidade que talvez para muitos não seja tão novidade assim são as massas do Lucas Perdigão, do Pastifício Maestro. Recheadas ou não, Lucas possui uma variedade de combinações que vão desde as tradicionais como cabotiã com carne seca até uma elegante e delicada combinação de ricota com limão siciliano. Uma das mais recentes novidades é o Sorrentino de lombo suíno com requeijão da queijaria Jeito de Mato. E olha, longe de mim deixar você com água na boca. Mas é de comer com a porta fechada para o vizinho não ver, já dizia minha avó. Simplesmente incrível.

Além dessas três opções que citei, a cidade possui muito mais! Temos os tomates secos da Famiglia Cavazzana, temos o bolo no pote do Bolo de Vida, os pães e pizzas do Pão do Cordeiro, enfim, eita cidade para produzir coisa gostosa, viu. E, por ser uma apaixonada por essas delícias todas que irei reunir alguns desses produtores na CriArte – Feira de Artes Manuais e Gastronomia, que será realizada entre os dias 17 e 19 de dezembro no buffet Casa e Jardim. Já anota na agenda e vamos nos encontrar por lá!

Bom, depois dessas dicas, não haveria de ter nem uma receitinha? Tem sim, senhor! Na verdade não se trata de uma receita bem ao certo, mas sim de uma dica bem deliciosa.

Sorrentino de lombo suíno com requeijão

Sorrentino de lombo suíno com requeijão

Ingredientes

200g de Sorrentino de lombo suíno com requeijão

¼ de xícara de passata de tomate Fuggini

¼ de xícara de molho de tomate Heinz

Queijo ralado ao gosto

Cheiro verde ao gosto

 

Modo de fazer

- Cozinhe a massa em uma panela com água fervente por 10 minutos.

- Misture os molhos e aqueça. Essa mistura de passata com molho de tomate é versátil e fica deliciosa com vários tipos de massas.

- Coloque o molho no fundo de um prato e vá colocando a massa uma por uma.

- Salpique queijo e o cheiro verde a gosto.

E pronto!

Boa de Garfo