“Olha a banana. Olha o bananeiro...”, já cantarolava Jorge Ben Jor. Na próxima sexta-feira, 22, será celebrado o dia dessa fruta, que segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária, é a mais consumida no Brasil. Além, é claro, de sermos o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Detalhe, tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%.
Eita povo que gosta de banana, viu! A prova disso está na diversidade de receitas doces, salgadas e, principalmente, saudáveis que podem ser feitas com a fruta. Porém, confesso que as minhas preferidas nem sempre são as mais saudáveis, viu! Mas, a vida é feita de equilíbrio, não é mesmo?
Uma das minhas receitas preferidas e que me remete à minha infância é o bolo de banana caramelada. Minha mãe sempre aproveitava as bananas que já estavam mais maduras para preparar. Muito simples a receita é de um pão de ló e na hora de colocar na fôrma bastava acomodar as bananas fatiadas, adicionar o caramelo e por cima a massa. Depois de assado é só desenformar para aquela belezura aparecer. Eita que é impossível resistir, ainda mais quentinho.
Uma receita bem atual é a torta banoffe, que ganhou até uma franquia de lojas espalhadas por todo o Brasil, a Nanica, que tem como um dos fundadores o ator e empresário Tiago Abravanel (sim, o neto do Silvio Santos!). De origem americana, o doce tradicional é feito de massa crocante, doce de leite, banana nanica e cobertura de chantilly com canela. Tem como ficar ruim? Impossível né?
Outro doce com banana que amo fazer é o popular cartola, típico de Pernambuco. A receita é simples e consiste de bananas fritas na manteiga com queijo e cobertos com canela. Para o café da manhã não existe melhor.
Por ter um sabor bem docinho e, quanto mais madura, mais doce fica, a banana é uma alternativa para o açúcar em diversas receitas saudáveis. Uma delas é o bolo de banana com nozes, que vai zero açúcar. Sim, só a banana é capaz de deixar um bolo super suculento e docinho! Outra receita que amo de paixão e já falei aqui muitas vezes é o sorvete saudável feito com banana e morango congelados. Simples assim, sem adição de nenhum industrializado ou açúcar. Inclusive, muitos médicos e nutricionistas recomendam para crianças. Detalhe, o sabor do sorvete é morango, viu! A banana tem o papel de adoçar, apenas.
A versatilidade da banana é algo incrível. Por isso é possível preparar pratos doces e salgados com essa iguaria. Quem mais, além de mim, é apaixonado por banana frita? Aquela de rodízio de churrascaria, sabe? Eita coisa boa, viu!! E farofa de banana da terra? Quem me conhece sabe o quanto sou farofeira e essa é uma das minhas preferidas! Também é possível fazer ceviche de banana da terra, que pode ser combinado com manga ou gengibre. Fica refrescante e mais a cara do verão impossível.
Por falar em verão, a banana split, que combina sorvete com banana, coberturas de caramelo e cereja já fez muito sucesso nas sorveterias do Brasil, hoje, poucas ainda oferecem a opção no cardápio.