BASTIDORES

BASTIDORES: 100 dias



DEZ...
dias após completar a simbólica marca de  100 dias de governo, no inédito segundo mandato de prefeito, André Pessuto teve o dissabor de ouvir da tribuna da Câmara na sessão de terça-feira, 20, duras críticas que partiram do seu ex-vice-prefeito e atual companheiro de partido (ambos estão filiados no DEM) Gustavo Pinato. Típico fogo amigo.
NO MANDATO...
anterior, como vice-prefeito e secretário de Assistência Social Gustavo não gerou nenhum estresse público com o prefeito, nem mesmo quando Pessuto viajou de férias e deixou um secretário em seu lugar.  Ambos também já foram colegas no legislativo e André sabe que Gustavo não é de mandar recados. Agora, um segue no comando do Executivo e o outro à frente do Legislativo.
RECENTEMENTE...
ao perceber ruídos de insatisfação na relação Executivo-Legislativo, Pessuto foi a Câmara e fez um apelo aos vereadores para que o ajudassem a salvar vidas na onda avassaladora da Covid 19 que fechou o comércio e provocou colapso no sistema de saúde. Falas do presidente e vídeos nas redes sociais publicados por Cabo Santos fizeram o prefeito atuar como bombeiro para conter as chamas.
FRASES...
de impacto como: “Quase tudo que o senhor fala, não coloca em prática”; “Não sou ator, não vou chorar, vou gritar para alguém me ouvir”; “A Câmara está do seu lado, prefeito. Mas, os assessores vão colocar o senhor na cadeia”, permearam o discurso Gustavo na última terça.
A BRONCA...
do vereador/presidente foi centrada em três pontos: a não contratação de trabalhadores para Frente de Trabalho; o atendimento demorado na UPA e as respostas vagas a requerimentos dos vereadores.
EM MEIO...
a crise de emprego, agravada na pandemia, Gustavo considera inaceitável a prefeitura ter mais de 100 vagas abertas na Frente de Trabalho e não contratar ninguém, quando tem muita gente passando fome na cidade. Da UPA, acha um absurdo uma pessoa esperar horas por atendimento.
O MESMO...
esforço da sociedade e da Acif para ajudar a Santa Casa e a UPA, o presidente diz não ver por parte do Executivo para ajudar a população. “Não quero acreditar que seja culpa do prefeito, mas ele é o prefeito”, lembrou.
AS RESPOSTAS...
do Executivo aos requerimentos dos vereadores é outra ponta de insatisfação e que, segundo Gustavo, podem resultar em representação contra o prefeito. “Estou pedindo ao prefeito que tome as rédeas da situação”, falou em tom de desabafo.
NO...
primeiro mandato Pessuto contava com uma Câmara pronta para dizer “amém”, a ponto de, em abril de 2018, o ex-presidente/vereador, Ricardo Franco, como cidadão, pedir o uso da tribuna livre para alertar os vereadores (a maioria não reeleita) sobre a omissão em relação ao Executivo. Pelos primeiros cem dias do segundo mandato, o prefeito já deve ter percebido que pode estar caminhando em terreno minado.  Por isso preferiu o silêncio. De acordo com a assessoria de comunicação o prefeito não se manifestará sobre a fala do presidente.

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OU... o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. A frase foi dita há mais de 200...