Caderno Viva

BASTIDORES



FOI...

só um balão de ensaio, um jogo de cena? Talvez. O fato é que depois de um carnaval, um show midiático, o que restou é que o Hospital de Câncer de Fernandópolis não mais fechará suas portas no final do mês, como anunciado.

APÓS...

anúncio de Henrique Prata, Fernandópolis viu a desesperança provocar um baixo astral dos mais acentuados, deixando atônita a população, principalmente as famílias de doentes da traiçoeira doença.

NO...

episódio, Henrique Prata de um lado, David Uip, na outra ponta, abasteceram as redações com declarações que ficaram bem longe da imagem equilibrada que sempre passaram à população, cada qual na sua atividade profissional.  

UIP...

acionava a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde e procurava provar a destinação de recursos de sua pasta à Fundação PIO XII, rechaçava a acusação de que nunca recebera o presidente da instituição em São Paulo, e anunciou uma auditoria no hospital.

PRATA...

saiu a campo e procurou os amigos. Baixou em Estrela D’Oeste, pegou o amigo Vadão Gomes pelo braço e veio para Fernandópolis conversar com o Ministério Público. Queria resolver na Justiça o que o diálogo não conseguiu.

E AS...

 coisas foram acontecendo num ritmo alucinante. A prefeita Ana Bim gravou um vídeo, no qual dizia ter conversado com Geraldo Alckmin, e que recebeu do governador a garantia de que a Unidade Ambulatorial de Prevenção ao Câncer não seria fechada. A esta altura, corria notícia de que o frei Francisco, do Lar de Jaci, assumiria o hospital de Fernandópolis.

A FALA...

da prefeita provocou reações e foi interpretada como oportunismo político, além de despertar ciumeira de alguns deputados. É que Ana Bim resolveu citar a ajuda de um deputado que tem sido apontado como inimigo de Fernandópolis.

QUINTA-FEIRA...

numa reunião em Rio Preto com a presença do secretário David Uip, prefeita Ana Bim, diretoria da AVCC, e alguns deputados, foi anunciado que a Fundação Pio XII continuará administrando a unidade fernandopolense, impondo redução do número de atendimentos. Uip não aceitou, não quer “atendimento meia boca” e deu vinte dias para a instituição decidir se fica ou sai. A novela continua.

Equipe A.C.G