Caderno Viva

BASTIDORES



NO...

momento em que assume o comando da prefeitura de Fernandópolis o vice-prefeito José Carlos Zambon, remetemo-nos ao grande compromisso eleitoral dos vices ao longo da história, sem que isso se traduzisse para eles em compensações de ordem política.

 ZAMBON...

não está mais na coluna dos vices que investiram na campanha, gastaram sola de sapato, suaram a camisa, deram a cara para bater, e empossados, jamais tiveram o gostinho de ocupar a cadeira preta, um dia sequer.

 COMO...

a escolha de candidato a vice se dá na maioria das vezes por decisão de grupo, o candidato a prefeito fica aguardando as articulações em casa, e só vai conhecer seu companheiro de chapa na boca da convenção, se por consenso ou no estilo goela abaixo, imposto por algum cacique egocêntrico.

TALVEZ...

isso explique um pouco, os motivos dos rompimentos de prefeito e vice em tão curto espaço de tempo. Há até aposta sobre isso, e o caso mais desastroso para a bolsa foi quando em Fernandópolis dois brigaram antes mesmo da posse.

TÊM...

 outros fatos curiosos. Um candidato conhecia muito pouco os bairros de Fernandópolis. O vice, muito popular, tomou a iniciativa de levá-lo a periferia, e o fez conduzindo o futuro prefeito pelas mãos. Nunca assumiu.

UM...

 outro vice que chegou a assumir a administração cedeu aos argumentos de alguns vereadores e, aproveitando as férias do chefe, adquiriu um carro zerinho para o gabinete. O titular não gostou. Constrangido, uma das primeiras providências quando voltou ao cargo, foi comprar um encerado para cobrir o carrão, que só deixava o almoxarifado em ocasiões muito especiais. MAS...

 têm relacionamentos mais conflituosos. Envolvidos em rumoroso caso de corrupção, prefeito e vice foram se encontrar na Justiça. Um pegou pena pesada e o outro foi chamado de comparsa. Conheceram-se na política e nunca se visitaram, nem para um cafezinho.

O CASO...

de Zambon é tranquilo. Nunca se desentendeu com Ana Bim, e agora assume a prefeitura por 30 dias, porque a prefeita vai cuidar da campanha política. Estaremos em boas mãos, e Zambon saberá zelar pelo maior empreendimento da história: a ZPEF. Ontem, como seu presidente; e hoje, como prefeito da cidade.

Equipe A.C.G