Caderno Viva

BASTIDORES



NÃO...

não e não à reeleição. Nunca na história política de Fernandópolis, um prefeito(a) conseguiu sair vitorioso de uma eleição para manter-se no poder por dois mandatos consecutivos.

COMO...

a reeleição para cargos do Poder Executivo foi aprovada em 1997 o primeiro beneficiado foi Fernando Henrique Cardoso, reeleito presidente da República em 1998. Decorridos 19 anos, o discurso agora é acabar com o instituto.

NO...

município de Fernandópolis, primeiro a experimentar o gosto amargo da rejeição foi Armando Farinazzo em 2000, quando perdeu a reeleição para Newton Camargo por 893 votos.  A prefeita licenciada Ana Bim que tentou a reeleição pela segunda vez também ficou pelo caminho.

A PRIMEIRA...

vez quando completava o mandato de Rui Okuma, Ana Bim foi destronada por Vilar por 891 votos. Em 2012, ela deu o troco tirando Vilar do trono pela fatídica diferença de 802. Agora Ana Bim perde a segunda tentativa de  reeleição para André Pessuto, por  diferença de 1.523 votos.

RESULTADO...

que não comporta dúvidas, como lembrou Ricardo Franco (3º lugar na eleição). Para o peemedebista, em mensagem pelas redes sociais, “não há o que se discutir, não há o que se contestar’, e desejou “do fundo do coração”, uma grande administração para o novo prefeito.

MAS...

como enfatizou o jornalista Claudemir Cabreira, na Dose das Doze, da Rádio Difusora, qual foi o recado das urnas, domingo? É simples: o grau de insatisfação com os rumos da política de Fernandópolis estão retratados nos números.

16.884

eleitores se calaram diante da acirrada disputa. Esse grupo é formado pelos 12.271 eleitores que preferiram não ir às urnas + 1.775 votaram em branco, e + 2.838 anularam o voto. Esse total 16.884 é maior que a votação do prefeito eleito: 15.980.

EMOCIONADO...

o pai de André reafirmava ao redator da Coluna, quarta-feira, à porta do Santander, que o filho nasceu para a política, está preparado e vai transformar a cidade. Se o prefeito eleito assumir o protagonismo e ocupar soberanamente a ribalta, afastando as ingerências, poderemos dar um voto de confiança ao compromisso dele de paz, e ao desejo expresso na faixa “Fernandópolis agora unida para viver uma nova história”.

 

 

 

Equipe A.C.G