Caderno Viva

BASTIDORES



ANDRÉ...
Pessuto nasceu aos 30 de janeiro de 1976, mesmo ano em que foi eleito prefeito de Fernandópolis o filho varão de Francisco Leão. Quatro anos antes uma grande transformação na política fernandopolense, com a eleição de Antenor Ferrari, apoiado por Percy Waldir Semeghini.
PERCY...
cuidou de todos os detalhes para voltar ao cargo de prefeito, vencidas as etapas de seu conturbado governo no início da década de 1960. Em 1972, montou partido e escolheu a dedo os candidatos a vereador, e a vice.
A ELEIÇÃO...
estava ganha, segundo levantamentos da época. Em cima da hora, Semeghini, condenado em processo político-administrativo, foi impedido de disputar a eleição, sendo substituído por Antenor Ferrari, que derrotou Newton Camargo apoiado pelo prefeito Leonildo Alvizi.
A BRIGA...
entre Semeghini e Ferrari deu-se nos primeiros dias do governo, tão logo a fatura do apoiador foi apresentada no Paço Municipal, instalado na Rua São Paulo. O prefeito eleito recusou de cara as “sugestões” para nomeação do primeiro escalão, deixando claro que o mandato pertencia ao detentor dos votos na urna.
OS COMPANHEIROS...
de Percy ficaram revoltados e diziam que dariam o troco via Câmara, visto que a maioria eleita era da corrente perciliana. Ledo engano. Habilmente, Ferrari foi conquistando um a um todos os vereadores, e sob o manto do slogan “Paz e Amor”, fez uma das grandes administrações da história, bafejado pelos investimentos da Cesp em Fernandópolis.
FERRARI...
coroou seu governo, fazendo o sucessor, Milton Leão, em 1976. Depois da transmissão do cargo, na prefeitura, Ferrari, ao lado da família, deputado Jacob Pedro Carolo e correligionários, foi a pé até sua residência na Avenida 8, e lá, emocionado, recebeu um automóvel, presente de amigos.
NO...
momento em que Pessuto comemora a vitória - agradece os votos, faz da paz o discurso de todos os dias, e já começa a preparar a relação de nomes para escolher os assessores -, a população de Fernandópolis, que acredita que o neto de Bernardo Pessuto fará mesmo “um governo para todos”, manifesta apoio, apoio que já se pode observar nas palavras dos treze vereadores eleitos.
QUE...
Pessuto tenha discernimento e inspiração para escolher os melhores nomes para com ele governar; que receba e analise as sugestões de apoiadores, mas que saiba, também, com coragem, afastar os radicais, aqueles que, mesmo diante de uma vitória política, não conseguem nunca limpar o sangue dos olhos.

 

Equipe A.C.G