Caderno Viva

BASTIDORES



NEM...

com bola de cristal seria possível prever que um dia Fernandópolis fosse capaz de vencer a “carência parlamentar”, elegendo um deputado federal com 13.396 votos, a eles agregados outros 8.677 votos de outras cidades. para totalizar 22.073 votos.

E FAUSTO...

Pinato, nascido há 37 anos em Fernandópolis, vai agradecer pelo resto da vida o dia em que tomou a decisão de deixar a presidência municipal do PPS, para filiar-se ao PRB em 30 de agosto de 2013. Deve ter consultado o travesseiro por dezenas de vezes nas noites de insônia, para chegar a uma troca partidária tão decisiva.

TIVESSE...

permanecido no partido de Roberto Freire, Pinato teria que enfrentar verdadeiras raposas da política, entre elas Arnaldo Jardim, 14º lugar na relação dos 20 deputados federais eleitos pela coligação PSDB/DEM/PPS (última vaga do PPS), com – anotem – 155.268 votos. O PPS fez dois deputados: o outro, Alex Manente, entrou graças a 164.759 votos.

PARA...

reforçar o quanto foi decisivo para Pinato e Fernandópolis a troca de partido, existem vários exemplos revelados na eleição do dia 5. Fiquemos com um bem próximo de nós, ou seja, a não reeleição de João Dado, de Votuporanga.

DADO...

muito amigo de Paulinho da Força, resolveu acompanhar o sindicalista ingressando no partido Solidariedade. Pois bem. O SD elegeu apenas um deputado, sim, ele mesmo, Paulinho com 227.161 votos. Dado, que recebeu 70.370 votos (29.319 sufrágios votuporanguenses), também não se elegeria ficando no PDT: o partido elegeu apenas um deputado.

DE FORA...

também ficou nosso candidato a deputado estadual Gilmar Gimenes, que obteve 11.331 votos em Fernandópolis e chegou a 63.884 na totalização no Estado. É 5º suplente, atrás de João Caramez (75.864 votos), Dilador Borges (71.027 votos), Gilson de Souza (67.797 votos), e Marco Vinholi (67.570 votos). Faltaram 12.581 votos, diferença entre Gilmar Gimenes e Celso Giglio, último colocado entre os 37 eleitos pela coligação PSDB/DEM/PPS/PRB, com 76.464 votos.

GIMENES...

e Pinato foram “vítimas” da irrefreável invasão de candidatos de fora. Nada mais, nada menos que 395 candidatos a deputado federal e 386 estaduais foram votados em Fernandópolis. Com a diferença que Pinato foi favorecido pela legenda do partido e esteira de Celso Russomano (1,5 milhão de votos), enquanto Gimenes conheceu a dureza de enfrentar alto quociente eleitoral. Basta dizer que, somados, os quatro primeiros colocados do PSDB alcançaram quase 1 milhão de votos.

COM...

a não reeleição de Devanir Ribeiro (que perdeu 802 votos em Fernandópolis em relação a 2010), a responsabilidade do estreante Fausto Pinato fica ainda maior, tendo cm conta que, além de trabalhar e conquistar tudo que prometeu na campanha, terá que abraçar a ZPE, o maior projeto da história de Fernandópolis. Que o jovem deputado continue sendo iluminado e concretize os grandes sonhos de sua terra natal. E salve os benditos 22.073 votos!

 

 

Equipe A.C.G