BASTIDORES

BASTIDORES



UM DIA...
histórico para a política local. Foi assim que o jornal A Cidade de Votuporanga anunciou a posse do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, o votuporanguense Carlão Pignatari, como governador em exercício do Estado de São Paulo até 2 de novembro. 
A JULGAR...
pela agenda que vem empreendendo desde a posse na terça-feira, 26, Carlão Pignatari não quer ocupar o cargo apenas como cumprimento de um mero protocolo, diante da viagem do titular Joao Doria a Dubai e da licença do vice por “motivos pessoais”. Com a caneta na mão, por onde passa, tem liberado verbas e anunciado obras. 
MAS...
nem tudo são flores na vida de “governador” ainda que interino. Logo que chegou à região, Carlão já foi cobrado sobre o plano estadual de concessões de rodovias que embute sete praças de pedágios nas regiões de Rio Preto e Barretos. Para aliviar o clima, chegou a dizer que o governo avalia rever o plano. 
CARLÃO...
reservou sua agenda de “governador” para a região, onde está seu reduto eleitoral. Vem anunciando liberação de verbas e entregando obras. Neste sábado, por exemplo, cumprirá agenda em Fernandópolis com anúncios programados. A segunda-feira, véspera do feriado, reservou para despachar com prefeitos da região em Votuporanga. 
OUTRO...
tema de destaque na semana, foi o anuncio oficial de Saulo Marin de que vai deixar a presidência da Acif, dez meses após ter sido aclamado presidente da entidade. O anuncio ocorreu dois dias antes da entidade comemorar 60 anos de fundação. Ao CIDADÃO justificou que o motivo de sua saída é para se dedicar a um novo projeto pessoal.
NO CURTO...
período à frente da Acif, pode-se dizer que Marin enfrentou muitas turbulências, grande parte delas geradas pela fase mais aguda da pandemia com o comércio em lockdown. Nem mesmo na campanha que liderou com empresários da cidade para ajudar UPA e Santa Casa, escapou de arranhões e cotoveladas. 
É FATO...
que a entidade que reúne o PIB – Produto Interno Bruto – da cidade há muito vem perdendo musculatura. Chega aos 60 anos engessada, longe de ser uma instituição alinhada às práticas modernas de um mercado em transformação. O diagnóstico foi feito pelo próprio Saulo Marin logo que assumiu: “Nós estamos ricos em comércio e pobres em criações”.  
PARA...
muitos comerciantes, a Acif ainda representa apenas mais um boleto a ser pago no final do mês. Com a insatisfação crescente, talvez essa seja uma rara oportunidade para a entidade dar uma guinada em sua história. Aliás, rupturas servem para isso, para tirar todos da zona de conforto e do imobilismo.

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OU... o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. A frase foi dita há mais de 200...