Caderno Viva

BASTIDORES



OS DOIS...

pertencem ao mesmo partido político (PRB), são velhos amigos, mas no momento divergem sobre o andamento da administração municipal. Na sessão de terça-feira, Maurilio Saves e Chico Arouca protagonizaram uma grande discussão que há muito tempo não se ouvia no Palácio 22 de Maio.

SAVES...

em defesa de mais um projeto urbanístico da prefeita Ana Bim, que demandará razoável investimento da prefeitura, foi interrompido várias vezes por Arouca, atropelando o regimento interno, aparteando o colega da mesa da presidência, o que não é permitido. A crença de um na realização da obra e o total desalento do outro, fizeram subir o tom numa noite em que a Câmara mostrou serviço ao aprovar17, dos 20 projetos da Ordem do Dia.

O PRESIDENTE...

Chico Arouca já não esconde de ninguém sua decepção com a prefeita Ana Bim. Nas campanhas políticas quase sempre fizeram parte do mesmo grupo. Em 2012, o PRB, sob comando de Arouca, somou forças e integrou o “blocão”, composto por 11 partidos, conquistando assim a prefeitura e a maioria da Câmara. Arouca foi eleito presidente por unanimidade.

TANTO...

na posse como nos primeiros meses de 2013, início do novo governo, Chico Arouca foi só otimismo. Viajou, visitou secretarias, fez inúmeros contatos com empresários e sempre procurou transmitir que Fernandópolis estava vivendo uma nova fase, equilibrando as finanças e preparando a máquina para grandes realizações.

COM...

tantos compromissos assumidos, sem quase nada poder realizar, Arouca foi perdendo o entusiasmo, e, os desabafos, antes colocados apenas à família e alguns amigos, já acontecem em público, como se viu na sessão da Câmara.  O argumento da administração, quanto às dificuldades de caixa do município, já não seguram mais a boca do presidente da Câmara.

AROUCA...

vai completando sua gestão na presidência da Câmara e não tem muitos motivos para comemorar. Se no âmbito das conquistas junto à prefeita não concretizou nada, ainda vai conviver por muitos anos com a dor da grande derrota de seu importante e, sobretudo, ético projeto que pretendia acabar com o nepotismo em Fernandópolis. (Amigos dizem que Arouca tomou as dores de dezenas de  empresários  que o procuraram no início de 2013  e até hoje aguardam despachos da prefeitura em  processos para agilização de seus negócios).

OUTROS...

vereadores também se queixam da administração, mas o fazem de maneira mais discreta. E as razões abundam. Boa parte deles está na folha de salários da prefeitura. Outros têm acesso, falam amiúde com a prefeita e se convencem da falta de dinheiro. Portanto, cobram menos.

OS VEREADORES...

já começam a depositar esperanças no orçamento do próximo ano, aceitando, resignadamente, que agora não vai dar para inaugurar lombada, bebedouro, nem arrumar o piso da praça. E não adianta reclamar: a prefeita só pensa em como vai arranjar dinheiro para pagar o 13º salário dos funcionários. (Em tempo: o desentendimento entre Maurílio Saves e Chico Arouca foi passageiro. Experiente, Arouca convidou Saves para a oração final, e sob as bênçãos de Deus a sessão terminou em paz. Ponto para o presidente que assim mantém ao seu lado o amigo e companheiro político).

 

 

Equipe A.C.G