BASTIDORES

BASTIDORES



JÁ...
estamos em 2022 sem ainda sair de 2021. Com a pandemia ainda açoitando a população sem tréguas - a variante Ômicron está aí para nos mostrar que a guerra ainda não está ganha, em que pese a vacinação – a classe política contribui para jogar o país em um mar de incertezas, com a antecipação desmedida do calendário eleitoral.

AS ELEIÇÕES...
serão apenas em 2 de outubro de 2022, daqui a 288 dias. Em um ambiente beligerante, já há quem se prepare para as eleições como quem para a guerra. O governador de São Paulo e pré-candidato a presidente da República, João Doria antevê as eleições mais “sujas e sórdidas da história do Brasil”. Exagero? Talvez...

LOCALMENTE...
a renovada Câmara se despediu oficialmente de 2021 fazendo um balanço positivo do primeiro ano do atual mandato. Não houve “oposição burra” como festejou o presidente Gustavo Pinato, nem uma Câmara para dizer “amém” ao Executivo, como lembrou o vereador João Garcia Filho.

COM...
uma bancada de oito vereadores de primeiro mandato, havia o risco do “oito ou oitenta”. Por isso, o presidente enalteceu o que chamou de “progresso dos políticos” e avaliou ter cumprido o papel de manter a “harmonia entre os Poderes” e que o prefeito tem muito a agradecer à Câmara. 

2022...
com os novatos já conhecendo o terreno que pisam, é de se esperar que  comecem a buscar voo solo já de olho nas eleições para a presidência da Câmara. O pacto pela eleição de João Pedro Siqueira, para o segundo biênio do mandato, estaria ameaçado? Há, pelo menos, mais quatro nomes de olho na cadeira hoje ocupada por Gustavo Pinato.

NOMES...
como de Julinho Barbeiro (PP), do mesmo partido do deputado Fausto Pinato, já se colocam na raia da disputa. Mas, há desejos confidenciados por outros vereadores como Pastorzão Claudenilson, Jeferson da FEF e João Garcia Filho, que até estaria avaliando se licenciar do cargo público na prefeitura para viabilizar candidatura.

A ELEIÇÃO...
será apenas em dezembro do ano que vem, portanto, muita água ainda passará embaixo dessa ponte. Há que se lembrar que o cenário político local poderá ser contaminado pelas eleições gerais no Brasil. Isso indica também que o presidente Gustavo Pinato terá mais trabalho para conduzir o legislativo do que teve neste primeiro ano.

POR FIM...
fechamos a coluna de hoje,  já nos preparando para 2022, com texto do artista cubano Alexis Valdés para reflexão em meio a pandemia: Quando a tempestade passar/ E se amansem as estradas/ E sejamos sobreviventes/ de um naufrágio coletivo. /Com o coração choroso/ e o destino abençoado/ Vamos nos sentir bem-aventurados/ Tão só por estar vivo. […].

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    É RARO... algum tipo de sanção aplicada pela Câmara nas últimas décadas aos...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    MIGRAÇÃO... invertida. Esse é um fenômeno que Fernandópolis vem enfrentando. Ainda...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FALAR... em reformas no Brasil é transitar por uma agenda complexa de interesses que só muda de...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O TEMA... Guarda Municipal voltou a ganhar destaque esta semana com a decisão do prefeito de Jales Luiz Henrique...