BASTIDORES

BASTIDORES



PELA...

primeira vez, as eleições brasileiras vão contar com a possibilidade de candidaturas apoiadas por federações partidárias. A novidade, que apareceu na reforma eleitoral de 2021, é vista como uma espécie de “bote salva vidas” para os partidos nanicos ameaçados de extinção.

A FEDERAÇÃO...

de partidos levanta questionamentos se não seria mais uma jabuticaba, fruta genuinamente nacional, da engenharia que os políticos fizeram para ressuscitar as coligações extintas em 2017. Nas coligações, lembre-se, os partidos se juntavam para a eleição e, depois, era cada um por si.

DIFERENTEMENTE...

as federações vão muito além  da disputa eleitoral: as  siglas precisam  permanecer unidas por pelo menos quatro anos. A agremiação que se desligar antes desse prazo não poderá ingressar em outra federação e, ainda, não poderá celebrar coligação nas duas eleições seguintes.

COM...

prazo de validade de quatro anos, essa união deverá se replicar no âmbito estadual e municipal, para eleições majoritárias e proporcionais. Por esse motivo, a princípio, as federações formadas para as eleições gerais de 2022 continuariam válidas para as eleições municipais de 2024.

ESSE ...

é o “x” da questão, quando se trata de política. Nem toda união formalizada no âmbito nacional é possível ser replicada no municipal, pelas características próprias das cidades. Já se viu em Fernandópolis, coligações, que em nível nacional jamais ocorreria. Agora, a regra vem de cima para baixo.

O TEMPO...

corre contra essa novidade. O Supremo Tribunal Federal decidiu que as Federações devem seguir as mesmas regras dos partidos políticos, ou seja, devem estar registradas seis meses antes das eleições, portanto, em 2 de abril. Diferente das coligações, formalizadas nas convenções partidárias.

A NOVA...

variante da Covid-19, a Ômicron, que se espalha feito rastilho de pólvora,  produziu baixas no comando político da cidade. O prefeito André Pessuto retornou de viagem no fim de semana já com sintomas e na segunda-feira, foi às redes sociais para anunciar o teste positivo. Deve retornar ao trabalho presencial na segunda-feira.

COM...

o ambiente político sensível, a Covid foi suficiente para provocar troca de farpas nas redes sociais entre o prefeito André Pessuto e seu adversário das últimas eleições Henri Dias. A treta mostra que a oposição já começa a colocar as mangas de fora. O outdoor com vereadores que ajudaram a manter o veto de Pessuto na taxa de expediente, é outro indicador do que vem por aí...

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    APÓS... dois anos reclusos pela pandemia, o fernandopolense volta a comemorar o aniversário da cidade com...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FAZ... quatro anos que o conselheiro do Tribunal de Contas, Dimas Ramalho, ao analisar as contas da Prefeitura de 2016,...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS PREFEITOS... estão sorrindo de orelha a orelha. O milagre da eleição está despejando...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    OS TEMPOS... são outros. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que morreu em 2017 na Inglaterra onde...