BASTIDORES

BASTIDORES



A SEMANA...
começou com a divulgação do balanço do Caged –Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do ano de 2021 que é um retrato do quadro de empregos com carteira assinada no município. Fernandópolis, em que pese as crises pandêmica e econômica, conseguiu emergir no quadro regional com saldo de 715 empregos abertos.
VIZINHOS...
do leste e oeste, Votuporanga e Jales, registraram desempenhos mais modestos no balanço final do ano. O primeiro registrou saldo de 342 vagas e o segundo de 369. Mas, esse não é um número para se comemorar. É como ensina a sabedoria popular: está bom, mas ainda está ruim.
O TAMANHO...
do problema pode ser medido pelo grau de interesse que a notícia divulgada no CIDADÃOnet sobre o decreto do prefeito André Pessuto anunciando a abertura de 517 vagas para diferentes cargos na prefeitura para suprir o fim do programa Frente de Trabalho. Vagas para funções que fazem mover a máquina prefeitural.
EMBORA...
seja uma contratação de caráter temporário, com previsão para seis meses de contrato após processo seletivo simplificado, segundo o secretário de gestão José Cassadante Junior, ainda assim, o interesse mostra o tamanho do buraco do desemprego na cidade, como de resto no Brasil todo.
A MEDIDA...
precede algo que a cidade vem adiando: a reforma administrativa. A ação civil pública para extinção de 164 cargos comissionados, que está para ser julgada no Tribunal de Justiça, e o Termo de Ajustamento de Conduta para o fim da Frente de Trabalho tornaram a reforma inadiável sob risco de colapso no serviço público.
HÁ...
duas possibilidades em análise pelo poder público: uma é abertura de concurso público para contratação dos cargos necessários para manter a máquina administrativa em operação, o que terá impacto na folha de salários. Outra, é a contratação de empresa terceirizada para fornecer a mão de obra necessária. 
UMA...
ou outra medida, exige tempo para ser colocada em prática, o que torna necessária a abertura das vagas emergenciais para socorrer a cidade neste momento. De todos os lados, a população coloca a boca no trombone pela ausência do poder público em serviços comezinhos de conservação de praças e logradouros. 
NO...
turbilhão de problemas, uma luz brilhou em Fernandópolis. A praça Dr. Fernando Jacob com sua fonte, inaugurada com pompa para ser um cartão postal da cidade, voltou a funcionar com iluminação. Construída na era Vilar a peso de ouro a praça foi se degradando até virar um monumento à cultura do abandono e jogada às traças. 
QUANDO...
a Sabesp se dispôs a restaurar a praça, através de convênio com a prefeitura, ela devolveu o cartão postal à cidade com um ensinamento: Fernandópolis precisa desenvolver a cultura do conservacionismo. Do contrário, logo a praça com sua bela fonte iluminada  voltará para o limbo onde estava até recentemente. 

Equipe A.C.G