BASTIDORES

BASTIDORES



A SEMANA...
foi de recados ao prefeito André Pessuto. Começou na segunda-feira pelo presidente do sindicato dos Servidores Municipais Claudinei Senha durante entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM e prosseguiu na terça-feira na sessão da Câmara.
PELA...
ordem: na segunda-feira, Senha falava do acordo de correção salarial dos servidores e aumento do valor do “vale alimentação”, quando foi instado a comentar sobre a reforma administrativa que o Executivo anunciou que está em andamento. Sem titubear, afirmou: já entregamos documento e queremos participar da comissão que trata da reforma. 
DISSE...
que repudia essa coisa de receita pronta e de se tentar enfiar goela abaixo. Lembrou que o sindicato já recusou várias propostas que vieram com “jabotis” no meio e quando foi chamado ofereceu boas ideias para problemas crônicos. “A reforma administrativa é uma questão complexa e não adianta vir pronta. Queremos discutir”, cobrou. 
QUANDO...
se refere ao termo “jaboti”, Senha se utiliza de um jargão que ficou famoso na política nacional cuja autoria é atribuída ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães. Dizia ele que “jabuti não sobe em árvore. Se está lá, ou foi enchente, ou foi mão de gente”.  O animal é lerdo para andar, mas é símbolo da astúcia.
AO PROPOR...
participar do debate preparatório, antes que a reforma, propriamente dita, chegue à Câmara, o sindicalista lembra que não há interesse de destruir a prefeitura e sim ajudar. “É de lá que tiramos o nosso ganha pão. No caso da reforma administrativa, podemos ajudar, mas se vier com a receita pronta aí teremos problemas”, avisa.
NA CÂMARA...
o recado também foi direto quanto aos conhecidos projetos “filipados” que já causaram crises “homéricas” entre Legislativo e Executivo. Vai na onda do “jaboti”. São projetos de suplementações de verbas que misturam várias finalidades e que chegam com explicações genéricas e até faltando documentos. 
DOIS...
desses projetos que tratavam de convênios para recapes e desassoreamento da represa geraram confusão e desconforto na Câmara. Os vereadores votaram uma coisa achando que era outra. Agora, prometem colocar lupa na análise dos projetos nas comissões para evitarem a chamada “bola nas costas”.
NO...
epicentro das rusgas entre Executivo e Legislativo está a secretaria de Gestão, comandada por José Cassadante Jr, o homem forte da gestão do prefeito André Pessuto,  a quem os vereadores atribuem abertamente a responsabilidade pelos erros. Essa bola dividida vem de longe...
 

Equipe A.C.G