BASTIDORES

BASTIDORES



PANELA...
de pressão no fogo prestes a explodir. Foi o que disse o presidente da Câmara Gustavo Pinato em janeiro durante entrevista na Rádio Difusora FM, ainda em meio ao recesso de verão. Já era um indicativo que o ambiente legislativo para esse ano seria bem diferente da fase “paz e amor” do ano passado.
NEM...
o hiato de 20 dias entre uma sessão e outra acalmou os ânimos depois da sessão  dos “egos a flor da pele” em 15 de março. Se no plenário o silêncio imperou pela falta de sessões, nos bastidores a temperatura continuou alta. Só foi suplantado pelo caso do vereador Pastorzão que teria usado o carro oficial da Câmara para um compromisso de cunho particular.
O CASO...
poderá cair no colo da Conselho de Ética da Câmara a quem caberá decidir o futuro do Pastorzão. Ao analisar a infração cometida, o conselho pode decidir por advertência; censura; perda temporária do exercício do mandato; ou, a pena mais gravosa, a perda do mandato. Em  tratando de política,  sabe-se como a coisa começa, mas não como termina.
UM...
dos últimos casos a parar no Conselho de Ética, foi do ex-presidente da Câmara Warley Campanha de Araújo em 2009, acusado de crime de concussão (extorsão praticada no exercício de cargo ou função pública).  Quando foi ouvido na Comissão de Ética, estava preso havia 38 dias na Cadeia de Estrela d´Oeste. São situações diferentes, sem comparativos, mas...
QUEM...
são os membros do Conselho de Ética da Câmara? Corregedor – Murilo Jacob (MDB); relator – João Pedro Siqueira (PSDB), 1º Secretário – Ailton José dos Santos (Solidariedade), 2º secretário – Daniel Arroio (PSD); Suplentes - Aparecido Moreira da Silva (PTB), Everaldo Lisboa da Silva (PTB) e Claudenilson Alves Araújo (PSC).
PRIMEIRO...
ato oficial foi a abertura do processo administrativo, com formação de uma comissão de servidores do Legislativo  para ouvir o funcionário/motorista sobre a tal viagem. Ainda não há data para a oitiva. Só depois, dependendo do que for apurado, é que o caso será encaminhado para a Comissão de Ética para análise da conduta do vereador. Vai longe...
DEPOIS...
de chuvas e trovoadas no relacionamento com a Câmara, o prefeito de Macedônia Reginaldo Marcomini tem céu de brigadeiro pela frente. Na política, se livrou da raivosa oposição que enfrentava na Câmara com a cassação de mandato de cinco dos nove vereadores eleitos em 2020 em sessão histórica no legislativo.
A CEREJA...
do bolo veio na sexta-feira passada, 25, pelo empresário da Cervejaria Império, Cleber Faria, em meio a homenagens da cidade ao seu pai Antonio Faria e seus avós, quando anunciou o lançamento da cerveja Macedônia em homenagem à cidade natal com a população em praça pública. É a chamada boa fase da política...

(EM TEMPO – A coluna já estava fechada quando ontem pela manhã a Polícia Civil de Fernandópolis realizou operação de apreensão de celulares dos vereadores integrantes da Comissão Processante que resultou na cassação de cinco vereadores, além de imagens da Câmara de Macedônia, para apurar eventuais irregularidades no procedimento realizado. O presidente Paulo Martineli disse que tudo foi feito com transparência e baseado em provas)

Equipe A.C.G