BASTIDORES

BASTIDORES



PEDRAS...
se moveram no tabuleiro do xadrez político em Fernandópolis no fechamento da janela de trocas partidárias e embutem ações que vão além das eleições de outubro. Elas miram as urnas de 2024 na sucessão do prefeito André Pessuto.
EM...
um cenário político de instabilidade com arrumações que terão que ser feitas até julho, quando acontecem as convenções, dois dos candidatos a prefeito em 2020, Renato Colombano e Henri Dias, trocaram de partidos e estarão nas urnas em outubro.
SURPRESA...
maior foi a saída de Dias do PTB, onde estava abrigado desde 2014 e tinha o controle do partido na cidade, para o Solidariedade (SD). Ao CIDADÃO confidenciou que foi uma mudança circunstancial, em busca do mínimo de segurança para tocar o projeto de olho em 2024. 
CIZÂNIAS...
entre as direções nacional e estadual do PTB vinha gerando estresse político e insegurança. A tranquilidade para tocar o projeto, Dias diz que encontrou no Solidariedade, onde pai (Paulinho da Força) e filho (Alexandre) lideram o partido. Localmente, a parceria vem da coligação formada na eleição municipal. 
SE...
Dias, o segundo colocado no pleito municipal, se movimentou para garantir legenda para deputado federal em outubro, outro nome da peleja municipal de 2020, Renato Colombano, se aninhou no PSD de Ana e Avenor Bim, com legenda para deputado estadual, de olho no espólio político do casal Bim.
AMBOS...
preparam o terreno para as eleições municipais de 2024 na sucessão de André Pessuto. Aliás, o vice-prefeito Artur Silveira, potencial candidato do grupo prefeitural, também se movimentou na última semana e assumiu o comando do PSDB local junto com outros tucanos tradicionais.
TUCANOS...
querem recuperar a pose dos tempos de Farinazzo, quando o partido liderava a política. Nos últimos anos, viveu períodos bicudos, até com intervenção do Diretório Estadual. Sinal de paz? A foto divulgada não revela tudo. Por enquanto, os tucanos querem apenas turbinar a campanha a governador do neo tucano Rodrigo Garcia. 
MAS...
esse projeto depende muito da permanência do PSDB no governo do estado, onde está desde 1995. A eventual eleição de Rodrigo Garcia, poderá repercutir na política local. A foto da capa do CIDADÃO do último sábado, com Rodrigo (o governador) e André (o prefeito), lado a lado em evento em Rio Preto, é emblemática e pode dizer muita coisa. Vai depender das urnas...

Equipe A.C.G