BASTIDORES

BASTIDORES



AVENIDA...
Teotônio Vilela tem história, para o bem e para o mal. Quando a Exposição foi lançada em 1968, a velha estrada de terra batida foi o primeiro acesso para a festa até a inauguração da imponente Avenida Augusto Cavalin. Mas, ela sempre manteve sua utilidade até virar um pesadelo que dura desde 2007.
ESTA...
semana a velha avenida, já com meio caminho asfaltado, voltou ao noticiário, agora para o bem. A longa novela de interdições parece que vai ter, enfim, seu capítulo final. A ponte, sinônimo de muita dor de cabeça, está sendo reconstruída, agora para não cair mais, garantiu o prefeito Pessuto ao visitar o início das obras. 
A NOVELA...
é antiga. É preciso voltar ao ano de 2007, quando a ex-prefeita Ana Bim (em seu primeiro mandato) decidiu abrir licitação para reconstruir a ponte que havia sido levada pela enchente. A empresa do empreiteiro Airton Aparecido da Silva, o Dodó, falecido em 2019, foi a vencedora e concluiu a obra no mesmo ano. 
A PONTE...
não resistiu a primeira enchente de 2008 e, de novo, ruiu. O caso gerou dois processos administrativos abertos na prefeitura. O primeiro, ainda por Ana Bim que atribuiu responsabilidade à empreiteira. O segundo, já na gestão Vilar, isentando a empreiteira e jogando a culpa na prefeitura (no caso a gestão Ana Bim) que não teria feito sua parte.
O... 
famigerado caso da ponte chamou a atenção do Ministério Público que moveu uma ação civil pública contra Vilar, condenado em primeira e segunda instâncias, por ato de improbidade administrativa.  A inércia de Vilar, escreveu o desembargador do Tribunal de Justiça em sentença de 2016, “gerou dano aos cofres públicos e prejuízos incalculáveis aos moradores que ainda estão (e continuam) sem a obra”.
CHEGAMOS...
a 2022 e, só agora, 15 anos depois, a ponte está sendo reconstruída ao custo estimado, segundo a Secretaria de Comunicação, de R$ 370 mil a partir da construção da represa pelo Grupo Arakaki que vai conter as águas do córrego da Aldeia. Faltará o asfalto para completar a via até o Trevo da Brasilândia para enterrar de vez uma dessas aberrações, típicas da série “isso só acontece em Fernandópolis”. 
DIFERENTE...
dos antecessores, Vilar e Ana Bim, citados acima, André Pessuto está passando, até com louvor, nas provas do Tribunal de Contas do Estado. Nesta quarta-feira, a Câmara aprovou as contas de 2018 seguindo o parecer favorável do TCE com algumas ressalvas. A de 2019 já está no legislativo para votação e fecha a primeira trinca de aprovações. 
A PRESENÇA...
de “moradores de rua” na Praça Joaquim Antonio Pereira rendeu constrangimentos ao prefeito durante inauguração da Casa do Artesão na terça-feira. A Polícia foi chamada e os tirou da praça, mas logo voltaram. Eles recusam a ajuda da prefeitura e querem se manter na praça. Nas redes sociais, Pessuto desabafou: “estamos de mãos atadas”. Não tem lei que os obrigue a sair do local. E eles sabem disso...

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FOSSE... em outros tempos e a cidade teria comemorado com foguetório a licença prévia emitida pela...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O FIM... da intervenção judicial na Santa Casa de Fernandópolis marcada para o dia 6 de julho...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    EM... toda eleição aparecem os “fenômenos” de voto. Via de regra, no pleito seguinte o...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O PREFEITO... esbanjou sorrisos durante a visita do governador Rodrigo Garcia na antevéspera do...