BASTIDORES

BASTIDORES



EM...
toda eleição aparecem os “fenômenos” de voto. Via de regra, no pleito seguinte o desempenho é pífio. Ocorreu em Fernandópolis em 2016 quando Cidinho do Paraíso surpreendeu nas urnas com históricos 2.881 votos e na seguinte reeleito com 574, um quinto da votação anterior. Sobra decepção com o eleitor volúvel.
NO...
âmbito nacional ocorreu o mesmo fenômeno com o candidato Tiririca com mais de 1 milhão de votos em 2014 e 445 mil em 2018. Celso Russomano em 2014 se elegeu com mais de 1,5 milhão de votos suficiente até para levar Fausto Pinato com 22 mil votos para a Câmara Federal. Em 2018, Russomano se reelegeu com pouco mais de 500 mil votos.
VEM...
aí mais uma eleição para testar os últimos campeões de votos e mostrar quem será o “candidato da vez” nas urnas. Na eleição de 2020, vale recordar, o eleitor de Fernandópolis não elegeu nenhum fenômeno. Os 13 vereadores eleitos tiveram votação homogênea, abaixo de mil votos. Ninguém empolgou o eleitorado.
MAS...
o eleitor local surfou na onda dos fenômenos de votos de 2018.  Uma rápida visita aos números daquele pleito e se constata, por exemplo, que sairiam das urnas fernandopolenses 2.263 votos para a candidata a deputada estadual Janaina Paschoal, que ficou conhecida a “musa do impechament” de Dilma Rousseff, sem que ela tivesse pisado na cidade. 
ATÉ... 
o candidato youtuber Arthur Mamãe Falei, recentemente cassado na Alesp, levou de Fernandópolis 384 votos. Alguém viu o candidato pedindo voto pela cidade? Os 38 mil eleitores que foram as urnas há quatro anos votaram, pasmem, em 558 candidatos a deputado estadual. Desses, 389 obtiveram menos de 10 votos.
O...
quadro não muda quando se olha para a eleição de deputado federal. Por obviedade, o candidato de Fernandópolis Fausto Pinato foi o mais votado pelos eleitores locais. Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente, levou 2.335 votos e Joice Hasselmann fisgou 1.246 votos. A lista de candidatos que incluem os chamados “outsiders” (forasteiros numa tradução livre), ou “paraquedistas” para os mais antigos, chegou a 526. 
MUITO...
se fala, de outra parte,  que a região adotou genericamente uma espécie de “voto distrital” elegendo representantes para a Assembleia Legislativa (Carlão Pignatari, Itamar Borges e Analice Fernandes) e para a Câmara Federal (Fausto Pinato, Geninho Zuliane e Luiz Carlos Mota). Será que vai repetir?
FALTANDO...
113 dias para o Dia do Voto (2 de outubro), com a eleição polarizada em nível nacional entre esquerda e direita, a ciência política tenta desvendar o efeito na cabeça do eleitor na hora de distribuir os demais votos (senador, governador, deputado federal e deputado estadual). Não esperem lógica nessa decisão...

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FOSSE... em outros tempos e a cidade teria comemorado com foguetório a licença prévia emitida pela...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O FIM... da intervenção judicial na Santa Casa de Fernandópolis marcada para o dia 6 de julho...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    AVENIDA... Teotônio Vilela tem história, para o bem e para o mal. Quando a Exposição foi...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O PREFEITO... esbanjou sorrisos durante a visita do governador Rodrigo Garcia na antevéspera do...