BASTIDORES

BASTIDORES



FOI-SE...
o tempo que a referência de pesquisa eleitoral era o Ibope. Foi assim por 79 anos até a história ser encerrada em 2021, quando já tinha a companhia de outros institutos como o Datafolha e Gallup. Hoje, as empresas de pesquisas proliferaram tal e qual partidos políticos.
O ELEITOR...
é bombardeado quase que diariamente por números de pesquisas das mais variadas empresas, ao gosto do freguês. A menos de 90 dias do pleito, chamou a atenção em especial, o levantamento do Instituto Votorantim, revelado pelo Estadão.
DIZ...
o estudo que o brasileiro está cada vez mais desinteressado pelo voto. O fenômeno é chamado de “alienação eleitoral” e analisa a abstenção na votação nas eleições, seja quando o eleitor não vai até a urna registrar o voto (abstenção passiva) ou quando vai e anula o voto (abstenção ativa).
SEGUNDO...
o levantamento, entre 2006 e 2018, o índice de abstenções, somando os dois tipos, passou de 18% para 25%, mesmo que, no Brasil, o voto seja obrigatório. A chegada das urnas eletrônicas em 1998 produziu uma queda na abstenção, que voltou a aumentar a partir de 2006. 
UM...
olhar sobre os números das eleições em Fernandópolis dão uma pista do cenário que poderemos ter nesse ano. Em 2018, com 20 mil eleitores com a biometria cadastrada (menos de 50% do eleitorado), a abstenção passiva (ausência nas urnas) chegou 27,12%. Em números, 14.195 eleitores não compareceram para votar.
EM...
2020, eleição municipal, foram expostos dois cenários. Por conta da pandemia da Covid-19, os eleitores faltosos no cadastramento biométrico obrigatório foram reabilitados (7.884). Nesse cenário, com 53.849 eleitores aptos, a abstenção foi 32% (17.570 eleitores ausentes).
NO...
cenário, considerando apenas os eleitores biometrizados (45.965) o percentual de ausência caiu para 21%, ou seja, 9.686 eleitores faltosos. Os eleitores sem biometria já foram excluídos do cadastro da Justiça Eleitoral para este ano. O último número indica que são 48.044 eleitores aptos ao voto em 3 de outubro em Fernandópolis.
RAZÕES...
não faltam para justificar a desilusão dos eleitores com a classe política. Assim como muita gente se abstém de ingressar na política alegando não querer trilhar terreno pantanoso, o eleitor também, ao se abster do voto, “terceiriza” sua decisão. Fazendo isso, tem direito apenas ao “jus sperniandis” (direito de espernear). Nada mais...

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    É RARO... algum tipo de sanção aplicada pela Câmara nas últimas décadas aos...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    MIGRAÇÃO... invertida. Esse é um fenômeno que Fernandópolis vem enfrentando. Ainda...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FALAR... em reformas no Brasil é transitar por uma agenda complexa de interesses que só muda de...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O TEMA... Guarda Municipal voltou a ganhar destaque esta semana com a decisão do prefeito de Jales Luiz Henrique...