Caderno Viva

BASTIDORES



ALGUMAS...

efusões durante as sessões apontam o grau de insatisfação de alguns vereadores em relação ao governo Ana Bim. O alvo é quase sempre a assessoria municipal, não obstante os contraditórios elogios, emoldurados por “moções de aplausos” e citações nominais durante os trabalhos legislativos.

O TERMÔMETRO

que mede o humor dos vereadores oscila de acordo com o despacho que a prefeita dá às “súplicas” que emanam do Palácio 22 de Maio. As respostas às solicitações são incompletas e alguns pedidos, via requerimentos, já completaram mais de um ano, sem que haja uma palavra que indique pelo menos uma data em que ocorrerá o devido  atendimento.

DESDE...

que assumiu o comando da cidade em janeiro de 2013, a prefeita Ana Bim vem, reiteradamente, justificando que o não atendimento aos pedidos, deve-se única e exclusivamente a falta de recursos, problema de caixa que herdou da administração passada.

MESMO...

não tendo oposição na Câmara, a prefeita, de vez em quando, se vê diante de algumas queixas dos vereadores, que, nas ruas, ouvem cobras e lagartos dos eleitores. Os “representantes do povo” explicam aos munícipes que não há dinheiro, porém, o argumento cansa, tendo em conta que obras e reparos simples também não são realizados.

SÓ...

para refrescar a memória, na sessão de 18 de março, deste ano, Gustavo Pinato, diante do jejum de obras, esbravejou: “Desse jeito a prefeita vai ter que ficar 10 anos no poder para fazer alguma coisa”. Recentemente, um vereador sugeriu que Ana Bim implantasse o “gabinete de portas abertas”, e outro lançou um repto: “ou a prefeita faça abrir o banheiro dos ônibus que transportam doentes, ou eu deixo de ser vereador”.

QUEM...

acompanha o relacionamento entre os dois poderes, sabe que a prefeita não teme pressão. Pinato vai ter que exercer  muita paciência; ninguém vai deixar de ser vereador, por mais justo e humano que seja o pedido de abertura dos banheiros, e o gabinete continuará a funcionar de acordo com agenda da prefeita para atendimento ao público e, também, aos senhores vereadores. Chico Arouca que o diga.

NA SEMANA...

surgiu uma luz que poderá melhorar a interlocução da Câmara com a prefeitura. Finalmente, depois de muita cobrança, a prefeita Ana Bim nomeou o vereador Etore Baroni, “Líder do Executivo junto à Câmara Municipal”. De direito, já que Baroni, de fato, está no “cargo” há muito tempo.

A NOMEAÇÃO...

causa surpresa aos conservadores, por ser o veterano de mandatos um vereador eleito pela oposição; mas, reconheça-se, a prefeita acerta e acomoda uma situação que vinha preocupando. A dúvida fica com o futuro político de Baroni que declarou, há pouco tempo, que nova eleição para a Câmara não disputaria mais. Assim as especulações brotam: Baroni vai sair da política? Ou então, vai ser candidato a vice-prefeito, na eventual chapa de reeleição de Ana Bim? Candidato a prefeito, com apoio da prefeita? Resta saber que jogo Baroni vai jogar daqui para frente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe A.C.G