BASTIDORES

BASTIDORES



É RARO...
algum tipo de sanção aplicada pela Câmara nas últimas décadas aos seus membros por práticas incompatíveis com o decoro e ética. O espirito de corpo, que não é primazia do legislativo fernandopolense, sempre prevaleceu. Via de regra, os políticos agem em defesa de si próprios, temendo o “efeito orloff” (eu sou você amanhã). E quando agem, são movidos pela pressão.
O ÚLTIMO...
caso foi a cassação do mandato do então presidente da Câmara, Warley Campanha de Araújo, datado de 2009, e que até outro dia circulava no noticiário, ainda referente ao cumprimento da pena de prisão a que foi condenado. Recorde-se que Warley foi cassado por crime de concussão - crime contra a Administração Pública - praticado contra o advogado Ricardo Franco de Almeida, na época, assessor jurídico da Câmara.
NO...
plenário da Câmara, na abertura dos trabalhos legislativos após o famigerado recesso de julho, lá estava o advogado e ex-político Ricardo Franco de Almeida, agora na condição de advogado de defesa do vereador Pastorzão Claudenilson Alves Araújo, acusado de uso indevido do novíssimo e reluzente veículo da Câmara, a SW4 Toyota de R$ 400 mil, comprada no final do ano passado pelo presidente Gustavo Pinato com as bênçãos da Câmara.
 O CASO...
foi parar no Conselho de Ética, após sindicância administrativa. O desdobramento na Câmara, como mostra o noticiário, levou os vereadores a terem de decidir na terça-feira, 2, entre suspender o mandato do vereador ou abrir comissão processante para cassação do mandato, com requerimento assinado por morador e protocolado no Legislativo. Era uma ou outra decisão. E isso dividiu os vereadores já na Comissão de Ética.
LÁ...
o relatório propondo a suspensão do mandato por 90 dias sem remuneração, seguindo o Código de Ética, passou pelo apertado placar de 3x2. A decisão gerou o projeto de resolução que foi a plenário para decisão do colegiado. E foi então que o advogado Ricardo Franco de Almeida, entrou em cena e por 40 minutos e lembrou aos vereadores que eles deveriam ter a coragem de decidir sem medo do “tribunal da internet” e que, no caso Partorzão, não houve dolo, condição sine qua non para uma cassação. 
MOMENTO...
tenso da sessão foi protagonizado pelo vereador Cabo Santos, que acusou Murilo Jacob, o corregedor, de omissão no caso do prefeito em 2018 na viagem com secretários e servidores com dinheiro público para convenção em São Paulo em apoio ao deputado Fausto Pinato. Inevitável o bate-boca entre os dois. Enfim, houve dolo ou não houve dolo na ação do vereador? O caso era para suspensão ou cassação de mandato? 
NUM...
país dividido, onde nem a Suprema Corte é unânime na interpretação de leis, os vereadores de Fernandópolis se dividiram em dois blocos. Pela suspensão do mandato por 90 dias, sem direito a remuneração, (pena inédita no legislativo) ficaram os vereadores Cabo Santos, Everaldo Lisboa, Gustavo Pinato, Jeferson Leandro de Paiva, João Pedro Siqueira, João Paulo Cantarella e Júlio Cesar Cebin. Pela pena capital, ou seja, cassação, Cidinho do Paraíso, Daniel Arroio, Janaina Alves, João Garcia Gomes e Murilo Jacob. 
O CASO...
em si não terminou na sessão de terça-feira. Tem um inquérito policial que tramita em sigilo na Delegacia Seccional de Polícia sob o comando do delegado Ailton Canato, sem o controle dos vereadores. Como lembrou a coluna de 2 de abril, quando o caso veio à tona: em se tratando de política, sabe-se como a coisa começa, mas não como termina. É essa condição que ainda assombra os bastidores do Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim.

Equipe A.C.G

  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    AS PEDRAS... já estão colocadas no tabuleiro do xadrez político. Serão sete os candidatos...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    MIGRAÇÃO... invertida. Esse é um fenômeno que Fernandópolis vem enfrentando. Ainda...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    FALAR... em reformas no Brasil é transitar por uma agenda complexa de interesses que só muda de...
  • BASTIDORES

    BASTIDORES

    O TEMA... Guarda Municipal voltou a ganhar destaque esta semana com a decisão do prefeito de Jales Luiz Henrique...