Caderno Viva

BASTIDORES



O PRESIDENTE...

da Câmara, Chico Arouca, tem obrigação moral de tomar providências quanto à ofensa que sofreu a senhora (esposa, mãe, avó) Ana Maria Matoso Bim, prefeita municipal de Fernandópolis, ao ser chamada por um vereador de jumenta e jumentinha. A declaração de Arouca, ao final da sessão, de que ia conversar com  o ofensor, pedir moderação, não basta.

HÁ...

que se tomar atitudes enérgicas, fazendo valer o “Código de Ética”, sob pena de comprometer o nome da Câmara Municipal. O notório agressor verbal não é primário e essa reincidência no rol das ofensas, extrapolou todos os limites.

TODA...

a Câmara deveria ter se manifestado diante do despropério. Infelizmente, dois vereadores  apenas reprovaram publicamente as palavras do vereador, que, semana passada,ironicamente, tratou a  prefeita de “minha amiga”. O envio do projeto de reajuste do ITBI (aprovado por unanimidade pelos vereadores) teria sido o motivo da virulência verbal.

FOI...

tão grave o que disse o vereador, que a prefeita – ouvindo a sessão pelo rádio - reagiu de pronto, indo à Câmara. Primeiro, pela acusação do vereador de que ela não o recebia no  gabinete, fato que pretendia confrontar olhando nos olhos do vereador; e,segundo, obviamente, pelas palavras inconsequentes que vieram depois.

OS DIAS...

que se seguiram após a sessão, foram de muita conversa nas sedes dos dois poderes. No Palácio 22 de Maio, cobrou-se muito uma atitude do vereador Etore Baroni, presidente da Comissão de Ética, que na noite estreava como “Líder do Executivo”, mas que não deu um pio sobre o lamentável episódio.

NUMA...

conversa  entreouvida por um vereador, um empresário revelou ter escutado de Baroni que a Comissão de Ética vai apreciar o caso com rigor; que o espírito corporativista não prevalecerá, embora se saiba que da pena mais dura, o agressor escapará. Baroni repete sempre que a Câmara não deve cassar ninguém, “quem  cassa é o povo”.

NO...

Paço Municipal a Procuradoria Jurídica deu prioridade ao assunto. Quatro secretários municipais, indignados com o desrespeito para com a prefeita Ana Bim, protocolaram na quarta-feira uma representação por quebra de decoro  parlamentar.Para eles, chamar a chefe do Executivo de jumenta, foi a gota d’água.

 EMBORA...

poucos se manifestem publicamente na cidade, o fato é que, mais cedo ou mais tarde, já se podia prever algum deslize mais grave, e por uma razão muito simples: ele, o agressor,  fala demais, é o campeão de discursos(?) no Tema Livre, Ordem do Dia, e Explicações Pessoais. E quem fala muito,dá bom dia a jumento, aliás, a cavalo.

 

Equipe A.C.G