A CIDADE...
está suja, esburacada, às vésperas de inaugurar sua decoração de Natal. Sim, no dia 10 de novembro, promete o Executivo, a cidade, estará toda iluminada e paramentada para o Natal, isso a 45 dias da grande efeméride, à frente até de Santa Fé do Sul, que inaugura a sua no dia 12. Um feito a ser louvado depois de anos a fio sendo rabeira na região.
MAS...
voltemos ao estado de penúria que o cidadão, pagador de impostos, encontra pelo caminho logo de manhã quando sai de casa para ir ao trabalho. O prefeito que reclama da herança de outras gestões, da burocracia e da dificuldade para comprar massa asfáltica, também sofre com o que se pode chamar de “fogo amigo”.
VEJAM...
bem, com um time jogando junto há seis anos, com poucas mudanças na virada para o segundo mandato, era para trabalhar feito relógio suíço. Mas, não é isso que acontece. O que se ouve, por exemplo, na Câmara, é que cada secretaria virou uma espécie de prefeitura. Tem ruído na comunicação. E por isso bate-se cabeças.
AGORA...
mesmo o Executivo está às voltas com a terceirização de serviços públicos, para fornecimento de mão de obra para limpeza, asseio, conservação de prédios, vias públicas e praças, um negócio da ordem de R$ 26,7 milhões. Estima a prefeitura a necessidade de 420 trabalhadores, em diferentes funções para tocar a máquina, hoje emperrada.
O QUE...
deveria ser a “bala de prata” do executivo virou, na verdade, um cipoal, tantos os problemas que levaram ao cancelamento do pregão. Desde o fim da frente de trabalho, o fracasso do processo seletivo, a dificuldade da reforma administrativa e abertura de concurso público, a terceirização era a chance de tirar a administração da sinuca de bico em que se meteu.
A URGÊNCIA...
máxima, determinada para correção dos pontos obscuros em novo edital, revela o tamanho da preocupação do prefeito com o estado da cidade às vésperas do Natal. E como a urgência no serviço público anda no casco de uma tartaruga, não é caso para ser resolvido já nos estertores do ano. Em sendo assim, a cidade estará iluminada, mas...
CLIMA...
anda quente pelos corredores da Câmara. A panela de pressão que o presidente Gustavo Pinato falou lá no início do ano que estava no fogo, pelo jeito pode explodir a qualquer momento. O estresse é causado pela chegada do inquérito da Delegacia Seccional, que investigou o caso do uso indevido do carro da Câmara, ao Ministério Público.
O TAPETE...
foi levantado e o que chegou ao Ministério Público anda tirando o sono de muita gente, para além do vereador Claudenilson Araújo, pivô do caso. E tudo isso acontecendo a poucos dias da eleição da nova mesa da Câmara para o segundo biênio. Conforme regimento interno da Câmara, eleição foi marcada para o dia 16 de novembro, 19h30. Haja coração...