BASTIDORES

BASTIDORES



FECHADAS...
as urnas do 2º turno, com a definição da volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República para seu terceiro mandato, a maior novidade ficou com a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para governar São Paulo pelos próximos quatro anos.
O...
resultado em si, não foi surpresa, diante da característica conservadora do eleitorado do interior, território onde os tucanos construíram sua longeva permanência no poder nos últimos 28 anos. Sem ter pisado aqui na campanha, Tarcísio obteve votação recorde: 23.911 votos, superando José Serra em 2006.
IMPRESSIONA...
que, na história das eleições de Fernandópolis, nenhum candidato a prefeito obteve nas urnas percentual semelhante, de 63% dos votos válidos, como o que foi alcançado pelo governador eleito. O prefeito André Pessuto, por exemplo, ganhou a reeleição em 2020 com 51% dos votos válidos. 
PESSUTO...
aliás, preferiu ficar em cima do muro no segundo turno, diferente de seus colegas da região, Jorge Seba de Votuporanga, Luiz Henrique de Jales e Edinho Araújo de Rio Preto, que “abraçaram” Tarcísio. Agora aposta nos deputados Itamar Borges, Carlão Pignatari e Analice Fernandes para estabelecer diálogo com o novo governo.
ALIÁS...
os próprios deputados citados, que apoiaram Tarcísio no segundo turno, e que devem compor na bancada de apoio do novo governo, terão que primeiro entender o estilo do novo governador. Viverão a fase de desmame do estilo PSDB de governar para o estilo Tarcísio, ainda um ponto de interrogação. 
CURIOSO...
é que o novo governador que assumirá em janeiro, terá de conviver até março com a velha assembleia legislativa. Sim, os 94 deputados eleitos em outubro só serão empossados em 15 de março, ou seja, 73 dias depois. É o que se chama de “período de inutilidade legislativa”. Aberração paulista.
A PROPÓSITO...
as cerimônias de posse de presidente da República e de governadores acontecem pela última vez em 1º de janeiro de 2023. A partir de 2027, presidente assume o cargo no dia 5 de janeiro e governador no dia 6. Posses de prefeitos e vices continuarão no 1º dia de janeiro. Deputados e senadores serão empossados no dia 1º de fevereiro.
POR...
fim, é bom lembrar que polarização política é uma coisa que o fernandopolense entende, e muito bem. Está no DNA da cidade desde sua fundação, tanto que só conseguiu quebrar o tabu da reeleição 20 anos depois da novidade ser introduzida no cenário político. Assim, o que ocorre no país hoje, os fernandopolenses “cabeças brancas” são mais que pós-graduados. 

Equipe A.C.G