BASTIDORES

BASTIDORES



AINDA...
na ressaca das eleições gerais no Brasil, a semana que vem tem mais uma eleição pela frente. Sem alarde, polarização ou algum traço de mobilização da população, será eleito o presidente da Câmara para o segundo biênio e demais membros da mesa.
FOI...
o tempo que eleição na Câmara produzia disputas homéricas nos bastidores, com negociações pouco republicanas e traições nas votações secretas da caixa preta, quando era comum o candidato ir dormir presidente e acordar vereador. Com o voto proclamado ao microfone, retirou-se o manto da desconfiança.
DA... 
última década a esta parte, apenas veterano Étore Baroni, em 2016, conseguiu unanimidade na eleição. Chico Arouca em 2013, bateu na trave da unanimidade. Os demais, incluindo o hoje prefeito André Pessuto, precisaram costurar acordos no limite da disputa. A próxima não será diferente. A conferir...
TER...
presidente da Câmara alinhado com Executivo sempre foi o desejo de todo prefeito. Ficou para os livros a história do prefeito, o saudoso Newton Camargo, que chegou a colocar os tanques (maquinários) na praça em protesto contra a Câmara que barrava projetos, travando o poder Executivo. Virou lenda.
EMBORA...
negue preferência, Pessuto não tem mesmo do que se queixar da Câmara. Com raras, raríssimas, exceções, via de regra o Legislativo tem sido homologador do Executivo. Na primeira gestão, por exemplo, a Câmara chegou a ser taxada de “chapa branca”, um puxadinho do Executivo. A atual morde, mas assopra. 
POR...
falar em morder, a Câmara vem cutucando o prefeito André Pessuto nas últimas sessões. A dificuldade de o Executivo fiscalizar obras contratadas é o calcanhar de Aquiles da administração. O questionamento sobre a qualidade das obras públicas é nacional. É uma praga que se espalha por negligência de gestão e fiscalização.
NA SEMANA...
que passou os problemas da Escola Alberto Senra do Jardim Ipanema chegaram à Rádio Difusora e aos vereadores. A escola que havia saído de recente reforma de cerca de meio milhão de reais tinha uma lista de problemas, a ponto de os alunos, em dia de chuva, terem aula no pátio. Depois da grita, a prefeitura correu para o socorro paliativo. 
AINDA...
está fresco na memória a obra de duplicação da Euclides da Cunha, investimento milionário do governo do estado, que antes mesma de ser inaugurada já estava com asfalto todo remendado. Em geral, as obras públicas não resistem à lupa da fiscalização. Mas, cadê a lupa?   

Equipe A.C.G