BASTIDORES

BASTIDORES



SEIS...

meses após a Secretaria de Comunicação da Prefeitura divulgar release com a “grande notícia” de que a Cetesb  havia, enfim, liberado a licença ambiental para o Distrito Empresarial VI, nenhum terreno foi liberado para instalação de indústrias.

NESSE...

tempo, o Distrito só frequentou as páginas policiais por conta da ação de ladrões que derrubaram transformadores para furtar fios de cobre. A área com ruas asfaltadas, iluminação pública e a infraestrutura para receber indústrias está tomada pelo mato e exposta a todo tipo de vandalismo. 

ENTRANDO...

no sétimo ano do duplo mandato de prefeito, André Pessuto, já fez vários prognósticos sobre a entrega dos lotes e não acertou um. O primeiro em 2018. Depois previu que no pós-pandemia, Fernandópolis seria uma das poucas cidades do Brasil que poderia oferecer um parque industrial novo, com infraestrutura para gerar rendas e empregos no município.

O PRÓPRIO...

secretário de Desenvolvimento Sustentável Wagner Kamiyama, em previsão conservadora  após liberação da Cetesb, falava em começar a entregar os primeiros lotes no final do ano passado. De novo, deu chabu. Pelo jeito, até a liberação do primeiro lote, uma prova de obstáculos e de longa distância ainda terá que ser vencida.

ANO...

novo, desafio renovado. O prefeito André Pessuto pode escolher de uma lista o desafio a ser vencido no ano. Além de desempacar essa história (quase uma lenda) do Distrito Empresarial, precisa resolver a urgente questão da terceirização de serviços para tirar a cidade do “estado de abandono” e colocar para andar a reforma administrativa cobrada pela Câmara.

ENQUANTO...

isso vamos lidando com a realidade. Com a chuvarada típica do verão, a população vai reclamando do mato que cresce nas praças e terrenos baldios e a buraqueira que toma conta da cidade, contrastando com a obra de revitalização da Avenida Expedicionários que segue avançando com o recapeamento que começou na Estação e já chegou na Praça Fernando Jacob.

A BOA...

notícia veio do IBGE. Finalmente Fernandópolis superou a marca dos 70 mil moradores com a divulgação do censo provisório para atender o Tribunal de Contas da União para distribuição do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Fernandópolis apareceu com 71.826 habitantes. A população no censo de 2010 era de 64.696 e de 69.680 habitantes na estimativa 2021.

ESSA...

mudança de patamar vai refletir na receita do FPM para esse ano. Fernandópolis melhorou o coeficiente utilizado na distribuição. Saiu de 2,4 para 2,6. O avanço de uma casa no tabuleiro foi por uma vantagem de apenas 510 moradores. O número definitivo da população deve ser divulgado pelo IBGE no final do mês. Aguardemos...

Equipe A.C.G