ENGOLIR...
sapos é uma expressão adotada pelo mundo da política. Diz-se que o político profissional é aquele especialista nesta arte, que nada mais é do que ouvir ou suportar calado determinada agressão ou situação, em tese, insuportável. Há outros, mais escolados, que preferem o velho ditado: o bom cabrito não berra.
DITO...
isto, vamos a treta do último final de semana com troca de “cotoveladas” nas redes sociais entre o prefeito André Pessuto e seu principal oponente nas urnas de 2020, Henri Dias. Motivo da treta: Avenida Expedicionários e seu paisagismo. Dias criticou a “infeliz ideia” de manter os “coqueirinhos na avenida, sem simetria ou paisagismo”
NA TROCA...
de “gentilezas” Pessuto não engoliu o batráquio e taxou a crítica de “velha política do quanto pior melhor” e, didaticamente, avisou que a obra não terminou e que o paisagismo será a última parte. Teve tréplica de Dias: “ aquele cidadão que senta na cadeira de prefeito fica dodói quando criticam a administração chinfrim que ele faz”. A refrega movimentou os aficionados de ambos os lados.
O PÓS
treta virtual, isso na manhã de sábado, colocou no mesmo palco o prefeito André Pessuto e os ex-prefeitos Milton Leão, Adilson Campos e Ana Bim no evento de entrega da estação ferroviária revitalizada. Pessuto tratou de amenizar o clima e se proclamou “futuro ex-prefeito”. E tratou de defender, fora do espaço das eleições, que a “paz, união e respeito prevaleçam”. Mas, Ana Bim no palco provocou murmurinho entre os séquitos de Pessuto.
QUEM...
esperava sossego na Semana Santa, se deparou com um novo ingrediente político colocado à mesa: a exoneração da secretária de Assistência Social e Cidadania Daiane Ramos. Nem tanto pela exoneração, muito mais pela expectativa de quem ocupará o posto, considerado estratégico por dar visibilidade política. Tanto que o cargo está sob guarda do deputado federal Fausto Pinato.
COM...
o recesso que começou na quinta-feira, a nomeação do novo secretário fica para o pós Páscoa. Nomes circulam nos bastidores políticos. Há quem aposte no vice-prefeito Artur Silveira no posto que daria verniz popular na disputa prefeitural. Felpuda raposa política, em meio a vários palpites, aposta suas fichas em Gustavo Pinato, irmão do deputado, que já ocupou esse posto quando era vice-prefeito. Gustavo assumindo, abriria vaga na Câmara para o primo do prefeito Willian Pessuto.
COINCIDÊNCIA...
ou não, um observador político da cidade chamou a atenção para o detalhe da vacância do cargo na secretaria de Assistência Social no exato momento em que se aguarda a nomeação de Diretor da Drads em Fernandópolis, após a trapalhada inicial do governo estadual com a nomeação de político de Nhandeara.
ARRISCOU...
a dizer que a possibilidade de Ana Bim ser escalada para a chefia da Diretoria Regional de Assistência Social pode determinar a escala na secretaria local. Seria uma espécie de “fogo contra o fogo”, algo como no jogo de xadrez onde a movimentação das peças não é aleatória. Tem sempre estratégia e tática buscando cercar o inimigo para o xeque mate. O tempo dirá....