BASTIDORES

BASTIDORES



O ALARME...

sonoro já soou pelos corredores do Paço Municipal diante do comportamento negativo da receita do ICMS no primeiro semestre e previsões nada otimistas sobre o FPM. Pode ser um pico de febre, mas no Executivo a ordem é já deixar engatilhadas medidas que possam ser adotadas caso a temperatura teime subir na sequência dos meses.

PESSUTO...

que gaba-se de ter tido todas as contas já analisadas pelo Tribunal de Contas (de 2017 a 2021) aprovadas, não quer correr o risco justo no último ano de mandato. Quer entregar as contas para seu sucessor no azul. Em último caso, pode adotar cortes, inclusive de expediente na prefeitura para economizar cada centavo.

NÃO...

por outra razão o prefeito André Pessuto se empenha em ver aprovado o projeto que autoriza o mega leilão de imóveis. São 67 imóveis, que se vendidos pelo preço mínimo, podem encher as burras da prefeitura com mais de R$ 42 milhões. Nada mal para turbinar obras em ano eleitoral e até amortizar déficit do Iprem.

QUEM...

já está amolando o facão para corte de gastos é o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo depois que o projeto de aumento do IPTU em 25% foi rejeitado pela Câmara por sonoro 16 a 0. Os vereadores não quiseram pagar o preço de uma medida impopular em véspera de eleição, principalmente diante da reação popular.

ALIÁS...

pesou ainda contra o aumento do IPTU, o fato da Câmara de Rio Preto ter virado manchete nacional no final de semana no Jornal Nacional e capa do “Estadão” em reportagens sobre os legislativos paulistas que adotaram índices escandalosos ao reajustar salário dos vereadores a partir do próximo mandato. Rio Preto está no topo do ranking estadual do escárnio.

QUEM...

abriu a porteira em janeiro, lembre-se, foi a Câmara de Fernandópolis, na surdina de uma sessão extraordinária em pleno recesso, quando aprovou a correção de 40% nos subsídios. Sem um pio dos vereadores. Em sequência as correções em Rio Preto (179%) e Jales (90%). Vem mais por aí, por que essa porteira só fechará seis meses antes das eleições.

POR...

falar em eleições, em boa hora a Justiça Eleitoral de Fernandópolis autorizou a abertura de seções eleitorais na Escola Alberto Senra no Jardim Ipanema. A medida beneficiará 1,6 mil eleitores que moram no Ipanema, Redentor e São Francisco que precisavam fazer deslocamentos de mais de 3 km para votar, fator que contribuía para aumentar a abstenção.

SE...

aqui em Fernandópolis, começam a pipocar os primeiros anúncios de pré-candidaturas, em Rio Preto a campanha está na rua. Como mostrou o Diário da Região, o clima é de faroeste na sucessão de Edinho Araújo. Os pré-candidatos Valdomiro Lopes, Itamar Borges, Coronel Helena, João Paulo Rillo e Fábio Marcondes não estão poupando munição um contra o outro, com tendência é piorar...

Equipe A.C.G