BASTIDORES

BASTIDORES



COM...
o cronômetro das eleições girando, os bastidores da política andam em polvorosa. Ainda esta semana o jornal Folha de São Paulo registrou que o avanço voraz do PSD de Gilberto Kassab sobre os prefeitos do estado de São Paulo tem revoltado integrantes de outras siglas aliadas do governo Tarcísio de Freitas.
KASSAB...
é velha raposa da política, sabe como ninguém ocupar espaço. Jogou a rede e está, como se dizia na época da exploração do ouro no Brasil, “lavando a égua”. Vejam os números revelados pelo jornal: o PSD saiu de 46 prefeitos para 329 nos últimos dez meses —hoje domina 51% dos 645 municípios paulistas. 
ESSA...
Wturma toda com ficha recém assinada no PSD é espólio do PSDB, que após perder o “trono paulista”, viu o número de prefeitos cair de 238 para 43. O modo trator do todo poderoso secretário de Governo de Tarcísio de Freitas gerou ciumeira. O gabinete do governador virou uma espécie de muro das lamentações. 
KASSAB...
é acusado de usar a máquina do estado em benefício do seu partido, ação classificada como agressiva e desproporcional. A insatisfação reúne as siglas Republicanos, partido do governador, o MDB, PL, PP e União Brasil, legendas que dão sustentação à gestão Tarcísio e que esperavam também abocanhar parte dos prefeitos tucanos. 
COM...
pés em duas canoas, governo estadual e governo federal, Kassab tem fortes argumentos para atrair a prefeitaiada volúvel. Astuto, preparou a isca e fisgou peixe grande, formando uma base poderosa para dar o upgrade que o PSD deseja nas eleições municipais de 2024. Kassab mexe as pedras no tabuleiro do xadrez já olhando para o xeque mate em 2026. 
SEM...
ainda uma liderança consolidada na ala da situação local, até mesmo os neófitos em política estão se lançando  pré-candidatura a prefeito na sucessão de André Pessuto. A lista ganha nome novo todo dia. Fonte do grupão prefeitural, diz que o nome a ser catapultado como candidato da base deve ser definido entre fevereiro e março. De abril não passa.  
ENQUANTO...
isso, Pessuto encheu uma Van com oito vereadores/candidatos para um tour por 11 obras que, claro, vão rechear a programação de inaugurações em 2024. Na “jipada” estava também a vereadora licenciada e atual Secretaria de Assistência Social. Janaina Alves está contando os dias para retomar sua cadeira no legislativo.

Equipe A.C.G