JÁ...
olhando para o seu futuro de ex-prefeito, André Pessuto mantém como obsessão completar o ciclo de oito anos com suas contas aprovadas. Já logrou aprovação das contas de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 e jacta-se pela proeza. Em fim de mandato, tem um olho nas obras para inaugurar no ano eleitoral e outro no fechamento das contas.
A PROPÓSITO...
a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou esta semana um seminário técnico que terá como tema “preparação para o último ano de mandato”. A programação é destinada a prefeitos, secretários municipais, contadores e procuradores e está agendado para o dia 30 de novembro.
TEMAS...
como os cuidados iniciais para encerrar o mandato com sucesso; atenção para os controles financeiros; o que não é permitido fazer no último ano do mandato; e a importância do controle interno na preparação para o último ano do mandato, estarão na pauta do seminário.
O ALERTA...
principal é na direção de manter os limites de despesas e endividamento; prezar pelo equilíbrio financeiro, evitar aumentar despesas com pessoal, cumprimento das metas fiscais, tratamento de restos a pagar e as condutas vedadas na lei eleitoral, ainda que não seja candidato. Enfim, o prefeito caminhará em campo minado para manter a performance.
PESSUTO...
tem alguns desafios. Agora mesmo caiu no seu colo a paralisação das obras de duplicação de trecho da Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi até o campus da universidade e da Avenida dos Ferroviários. O imbróglio envolve as empreiteiras JR Pavimentação e Conpav, ambas de Santa Fé, que querem aditamento de contrato.
O SUMIÇO...
das máquinas e trabalhadores dos canteiros de obras assustou a população e vereadores que cobraram explicações do Executivo. A obra da duplicação, pela justa razão de preservação de vidas, sempre foi tratada como a “mais importante em termos de mobilidade urbana” com investimento de mais de R$ 5 milhões. Logo, a paralisação virou um problemão.
O TRANSPORTE...
de pacientes para atendimento médico em outras cidades, é outra pedra no sapato do prefeito que tem apanhado nas redes sociais depois que um dos ônibus foi fotografado com vidro da janela quebrado e, mesmo assim, circulando por rodovia com remendo a base de fita adesiva. Após a grita e retirada do veículo para o conserto, fala-se na compra de dois ônibus seminovos para servir a comunidade.
PESSUTO...
que fez milionário empréstimo ainda no primeiro mandato e renovou a frota de veículos e máquinas da prefeitura, se descuidou desse tipo de transporte e agora corre para corrigir a rota. É por isso que a palavra mais citada na Câmara nos últimos meses fala muito do cuidado que André Pessuto precisa ter no último ano de mandato para evitar dissabores: PLANEJAMENTO!