A TRETA...
entre o vereador Murilo Jacob e o prefeito André Pessuto saiu da arena política e, pelo jeito, vai para a seara judicial. Auto declarado candidato a prefeito e aguardando a janela eleitoral para deixar o MDB, Murilo Jacob vem fustigando André Pessuto. Na última sessão, como se diria no jargão popular, foi com os dois pés no peito do prefeito.
PROTEGIDO...
pela imunidade da tribuna legislativa, o vereador usou uma pirotecnia de adjetivos e substantivos - “gestão corrupta”, “podre”, “bando de assassinos” - para denunciar o que chamou de manipulação de recursos de R$ 9,6 milhões de emenda parlamentar destinada ao Hospital de Amor para tratamento de pessoas com câncer.
O VEREADOR...
não apresentou as provas do suposto crime, mas disse ter documentos suficientes para enviar ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Procuradoria Geral do Município, embora sua fala fosse pano de fundo para o requerimento aprovado pela Câmara em que pede informações ao Executivo sobre o trâmite desse recurso oriundo de emenda parlamentar.
O SILÊNCIO...
no plenário da Câmara dizia muito do desconforto gerado com o pronunciamento. Somente depois de alguns minutos, Jacob recebeu apoio declarado do vereador João Garcia Filho que também anda trocando “cotoveladas” com o prefeito na tribuna da Câmara e nas redes sociais. Os demais vereadores ficaram calados.
A REAÇÃO...
do prefeito veio por meio de nota. “O prefeito André Pessuto lamenta a forma como o vereador Murilo Jacob se manifestou na tribuna da Câmara durante apresentação de requerimento sobre repasses ao Hospital do Amor. É direito do vereador questionar, por isso, existe prazo para apresentação das respostas dos requerimentos”.
DEPOIS...
do primeiro parágrafo protocolar, veio um jab, espécie golpe empregado nas artes marciais, para tirar o prefeito das cordas. “Ele (o vereador) se mostrou novamente estar desequilibrado, usando palavras ofensivas que atingem pessoas, pais, filhos e familiares. Mediante a forma covarde do vereador, vamos tomar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis”.
PESSUTO...
que não será mais candidato, já que completará em 2024 o ciclo de oito anos de gestão, diz ainda na nota que ele e equipe “continuam focados em finalizar com honra o mandato frente à Prefeitura”. Esse ambiente nitroglicerinado de final de 2023 é uma pequena mostra do que virá pela frente no ano das eleições municipais.
POR...
falar em eleições, a semana termina com o barco do grupão do prefeito André Pessuto fazendo água. Além da treta com Murilo, que se declarou oposição, seis vereadores assinaram carta aberta anunciando saída do grupão de apoio ao prefeito (leia matéria nesta edição) e um sétimo aderiu informalmente. Essa debandada muda o cenário para as eleições 2024. O foco é renovação. A conferir os próximos capítulos...