NA FASE...
preparatória das eleições, não é só a Justiça Eleitoral que precisa seguir um calendário de datas. A Polícia Civil também tem sua responsabilidade e, no caso, cabe ao delegado seccional neste momento baixar a portaria fixando os locais onde os candidatos poderão realizar comícios, mesmo que essa prática esteja démodé.
A PORTARIA...
trata de estabelecer normas para a organização de comícios, entre elas, a necessidade de se comunicar a Polícia com 24 horas de antecedência para garantir, segundo a prioridade de aviso, o direito contra qualquer um que queira realizar evento no mesmo local, dia e hora. O regramento é tido mais como precaução.
NOS...
tempos atuais, a portaria é um mero protocolo para cumprimento das regras do processo eleitoral. Desde 2004 não se tem notícia de candidato organizando comício em Fernandópolis. Nas rodas políticas, o que se ouve é que são eventos dispendiosos e que não atraem mais o interesse público como ocorria nas décadas de 60, 70, 80 e até 90.
REALIZAR...
um comício hoje é flertar com o fracasso retumbante. Quem sairá de casa para ouvir político em palanque? Precavidos, os candidatos têm optado por eventos públicos menores, controlados, com visitas agendadas, caminhadas por bairros e centro da cidade com cabos eleitorais embandeirados e até carreatas onde procuram exibir o poder de fogo.
NA HISTÓRIA...
eleitoral de Fernandópolis há campanhas memoráveis, onde a polarização entre candidatos praticamente dividia a cidade. Os comícios eram acontecimentos e os candidatos eram carregados nos ombros atravessando multidões. Os de meia idade ainda se recordarão da refrega de 1978 entre Milton Leão e Percy Waldir Semeghini e tantas outras.
DEPOIS...
vieram os showmícios quando duplas sertanejas de grande sucesso eram contratados para encerrar campanhas. Isso já era indicativo que o candidato, por si, não conseguia atrair público. Quando os showmícios foram proibidos, praticamente jogou-se a pá de cal e os comícios sumiram do programa dos candidatos.
ALGUNS...
locais, no passado, eram preferidos para encerramento apoteóticos de campanha. A principal era a antiga Praça da Liberdade, hoje Praça Dr. Fernando Jacob. Era o termômetro para o que sairia das urnas no dia da eleição. O local saiu do roteiro de comícios por ser avenida de acesso ao principal hospital da cidade. As praças da Aparecida, São Bernardo e Brasilândia apareciam em seguida.
NÃO...
fossem os carros de som pela cidade e os cabos eleitorais com bandeiras, um desavisado cidadão nem perceberia a campanha eleitoral nos tempos atuais. Agora, os palanques são virtuais, na internet, onde a disputa já ganhou ares de vale-tudo, em que pese o empenho da Justiça Eleitoral em estabelecer regras civilizadas.