OS POLÍTICOS...
começam a sair da toca. A 200 dias das eleições, é hora de vestir a fantasia de candidato e colocar o bloco na rua. O tempo urge e, na política, mistério e suspense dão resultado até a página 2. Quem quer ser candidato a prefeito ou a vereador, precisa começar a vender seu peixe, ainda que travestido na figura de pré-candidato.
PESA...
a favor do lançamento de uma pré-candidatura o poder de negociação para formação de bloco que seja capaz de dar sustentação ao projeto político. Como coligação só é possível na disputa majoritária, ou seja, de prefeito, os partidos começam a se movimentar para marcar território.
FOI...
o que fez o PRD – Partido Renovação Democrática – que nasceu da fusão de PTB e Patriota. Com o histórico do PTB em Fernandópolis, que na última eleição elegeu três vereadores, o sucessor PRD quer avançar no projeto e decidiu lançar a pré-candidatura da advogada e empresária Flávia Resende a prefeita. Quem bateu o martelo foi o presidente nacional do partido Ovasco Resende.
FLÁVIA...
que é primo de Ovasco, é figura conhecida na política de Fernandópolis. Foi secretaria de Assistência Social na gestão Vilar e esteve no comando da DRADS (órgão do governo estadual) de onde foi exonerada 2016 em meio à polêmica da puxada de tapete do deputado Carlão Pignatari. E isso ocorreu quando ela discutia lançar-se pré-candidata a prefeita pelo PSDB.
AINDA...
tucana, ocupou o posto de secretária da Educação por 14 meses no primeiro mandato do prefeito André Pessuto. Foi exonerada em consequência do racha político entre o tio de Flávia (ex-deputado Gilmar Gimenes) e o deputado federal Fausto Pinato. Conhece, portanto, os meandros da política e suas clássicas rasteiras.
COM...
a janela partidária aberta para o troca-troca de partido entre os vereadores, o PSDB vai perder seu último representante eleito na cidade. Depois do vice-prefeito Artur Silveira que se bandeou para o PSB de Geraldo Alckmin, quem está pronto para assinar ficha de filiação no Avante é o atual presidente da Câmara João Pedro Siqueira. Deixa o ninho tucano para tocar seu projeto de ser candidato a prefeito.
QUEM...
aguarda o fechamento da janela partidária em abril para preparar o anúncio oficial de seu pré-candidato a prefeito é o PL – Partido Liberal. O partido de direita, que aglutina a força do agronegócio, trabalha com o nome do empresário Paulo Okuma. Entre os liberais não há dúvida de que o irmão do saudoso ex-prefeito Rui Okuma, enfim, estará na disputa prefeitural.
HÁ...
contudo, um silêncio ensurdecedor nas hostes dos dois grupos políticos que disputaram os holofotes nas últimas eleições municipais. Tirante as especulações de praxe, fotos nas redes sociais, os grupos do prefeito André Pessuto e da ex-prefeita Ana Bim continuam estáticos no tabuleiro de xadrez. Talvez, aguardando sinais das cúpulas partidárias em São Paulo.
O CENÁRIO...
estadual pode embaralhar a disputa local. Na cúpula do governo do Estado estão partidos como o Republicanos (que está no grupo do prefeito), o PL (com o agro ainda ressentido pelo fato de Pessuto ter ficado em cima do muro no segundo turno das eleições de 2022), o PSD de Ana Bim (adversária visceral de Pessuto), sem contar os outros partidos União Brasil, MDB, o PP e PSDB.
NESSE...
balaio de gatos partidário podem nascer coligações padrão Frankenstein, colocando no mesmo palanque tradicionais adversários. Estima-se entre cinco ou seis postulantes a prefeito nesta fase do chamado “peneirão”. As convenções partidárias na virada de julho para agosto, a última peneira, é que definirão quem entra na corrida pela sucessão de Pessuto, com as bênçãos dos caciques do andar de cima.