BASTIDORES

BASTIDORES



UMA...

nota publicada no site da revista Veja no final de semana revela um pouco da trajetória do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas até as eleições municipais. De acordo com a revista, Tarcísio já teria avisado o Republicanos, seu partido atual, que pretende deixar a legenda assim que as urnas se fecharem em outubro.

ENQUANTO...

isso, o governador prometeu ao partido mergulhar nas campanhas para eleger o maior número possível de prefeitos em outubro, incluindo algumas cidades estratégicas da Grande São Paulo, litoral e interior. Atualmente, o Republicanos comanda apenas 28 das 645 prefeituras do estado, entre elas, Campinas e Sorocaba, onde disputará reeleição.

PEDRAS...

não faltarão no caminho do governador, principalmente em cidades onde o Republicano e o PL de Bolsonaro, seu padrinho político, estiverem em palanques opostos. É o caso de Fernandópolis, onde o Republicanos está no grupão do prefeito que se articula para eleger sucessor de André Pessuto, e o PL formando uma frente para disputar o pleito falando em renovação da política.

POR...

falar em governador, a expectativa de sua possível vinda na segunda-feira, 15, para inaugurações em Fernandópolis e Rio Preto, acabou novamente frustrada. Veio o secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite, acompanhado de deputados bolsonaristas, para descerrar a placa de inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher, pronta há mais de um ano.

NO...

cargo, há quase 500 dias o governador anda em débito com a região noroeste, excluindo Rio Preto, onde já esteve. No eixo da Euclides da Cunha, o governador ainda não deu caras em cidades que onde surfou com tranquilidade nas urnas em 2022. Enquanto no Estado ele ficou com 55% dos votos no segundo turno, em Fernandópolis, por exemplo, atingiu 63,4% sem nem ter vindo aqui pedir votos.

ENQUANTO...

isso, o “grupão” do prefeito colocou as pedras no tabuleiro de xadrez nesta sexta-feira, 19. Anunciou, por meio de nota, a formação de um grande arco de aliança partidária e lançou quatro nomes de pré-candidatos a prefeito para as eleições. São oito os partidos que já integram o grupo: Progressistas, União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, PSB, Podemos e a Federação PSDB/Cidadania.

NO QUESITO...

nomes, nenhuma novidade. Rodrigo Ortunho (Republicanos), Cida Pessoto (PP), Artur Silveira (PSB) e Julio Camargo (PP), estavam na lista que a coluna divulgou na semana passada. A mesma nota faz questão de frisar que o arco de alianças representa “manter boas relações com todas as instâncias administrativas”, citando as lideranças desses partidos nos governos estadual e federal.

AGORA...

a expectativa se volta para a articulação da oposição. Excluindo o PT que já anunciou voo solo, temos ainda sete partidos soltos, todos com pré-candidatos a prefeito. São eles: PL, PRD, PSD, Avante, Mobiliza e Novo. O anuncio feito pelo “grupão” prefeitural jogou pressão nas lideranças desses partidos. Eles precisam decidir entre o pragmatismo ou a vaidade política. Eis o desafio...

Equipe A.C.G