ESTAMOS...
jogando roleta russa com nosso planeta. O alerta é do secretário-geral da ONU, António Guterres, ao falar no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) sobre os efeitos das mudanças climáticas que tem colocado o ser humano diante de eventos extremos. Estamos, estupefatos, assistindo a tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul.
FERNANDÓPOLIS...
está fazendo a sua lição de casa e teve motivos para comemorar o Dia do Meio Ambiente de 2024. O ato simbólico de plantio de 25 mudas de ipês na orla da represa representa o resgate de um patrimônio ambiental que quase desapareceu por conta de décadas de descaso do poder público e que no próximo dia 15 será devolvido à população.
COMO...
diz máxima popular, quando o filho é bonito todos querem ser pai, é necessário reconhecer a obstinação do secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela que enfrentou a descrença de quem achava ser a luta inglória, um Dom Quixote contra os Moinhos de Ventos. “Acreditamos, porque trabalhamos com engenharia, não com achismo”, disse o engenheiro à Rádio Difusora FM.
NÚMEROS...
superlativos mostram o tamanho do desafio enfrentado nessa batalha ambiental iniciada em 2019. Foram retirados mais de 193 milhões de litros de sedimentos transportados em mais de 24 mil viagens de caminhão, além de mais 3 mil toneladas de aguapés. Tudo para que a represa recuperasse seu espelho d´água próximo do original.
SE...
a represa é exemplo de resiliência, frise-se que o secretário entregou também à cidade um arcabouço de leis ambientais. Ainda na terça-feira, 4, a Câmara aprovou o Plano Municipal de Resiliências Climáticas. Por óbvia constatação a nova lei, assim como as demais em vigor, por si só, não resolvem o problema. Se ficarem nas gavetas, serão letras mortas.
PEDRAS...
se moveram no tabuleiro de xadrez da política em Fernandópolis na semana, mas o quadro de candidatos à sucessão de Pessuto segue indefinido. Certo foi a exoneração do Chefe de Gabinete Rodrigo Ortunho, candidato a prefeito pelo grupão, dentro do prazo de desincompatibilização. No PL, o movimento realizado pelo presidente do Sindicato Rural Marcos Mazeti, que se afastou da presidência, é visto por observadores políticos como estratégico.
(EM TEMPO - na noite dessa sexta-feira, 7, o PL realizou ato de lançamento das pré-candidaturas de João Cantarella e Marcos Mazeti, respectivamente a prefeito e vice).
O SILÊNCIO...
ensurdecedor do clã Bim, leia-se PSD de Gilberto Kassab, que estava revirando as entranhas dos bastidores da política nesta fase de pré-campanha eleitoral, deu lugar a um post do presidente local do partido, Daniel Arroio, com registro de um encontro dele, da ex-prefeita Ana Bim e do marido Avenor Bim com o “cacique” do PSD Gilberto Kassab em São Paulo. Sinal verde para as pré-candidaturas de Avenor prefeito e Arroio vice.
ENQUANTO...
o ônibus do grupão está lotado (Republicanos, União Brasil, PSB, MDB, PSDB/Cidadania, Solidariedade, Podemos e PP), a oposição segue fragmentada. Murilo Jacob (Novo), João Pedro Siqueira (Avante), Flávia Resende (PRD), João Paulo Cantarella (PL), Avenor Bim (PSD), Adilson Campos/Sérgio Teixeira e José Horácio (PT) e João Garcia Filho (Mobiliza) são pré-candidatos a prefeito. Por enquanto, todos esticam a corda.