O CENÁRIO...
eleitoral em Fernandópolis começa a ganhar forma, ainda que, com alguns asteriscos. A distribuição das pedras no tabuleiro do xadrez já colocou pesquisadores nas ruas para medir o “ibope” dos pré-candidatos. Leitor da coluna foi abordado por um deles. No “disco” cinco nomes: Adilson Campos (PT), Avenor Bim (PSD), João Paulo Cantarella (PL), Murilo Jacob (Novo) e Rodrigo Ortunho (Republicanos).
AS PERGUNTAS...
são as de praxe: em qual destes candidatos você votaria?; em qual não votaria de jeito nenhum?; votaria em candidato indicado pelo prefeito?; e, por fim, aprova, ou não, a administração André Pessuto? Com o tempo escoando rapidamente, os partidos querem avaliar o potencial dos nomes lançados antes da conversão oficial em candidatos.
COM...
os dados tabulados, será possível avaliar pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades, as ameaças e corrigir rotas, se for o caso. O quadro pode revelar quem tem potencial de crescimento ou quem ainda patina na indiferença do eleitor. Por isso, o quadro posto hoje, pode não ser confirmado ao final do prazo das convenções em 5 de agosto.
SÃO...
dois os asteriscos pendurados na pré-campanha. Um deles refere-se ao PL após o racha com a chegada de Marcus Chaer que se articula como pré-candidato a prefeito. A chapa João Paulo Cantarella/Marcos Mazeti ainda carrega um ponto de interrogação que talvez seja resolvido na prometida vinda do deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho 03 de Jair Bolsonaro. Quando? Não se sabe...
OUTRO...
asterisco está na pré-candidatura do vereador João Garcia Filho (Mobiliza). Ele ficou isolado na disputa com as definições anunciadas nos últimos dias tanto que na pesquisa citada acima, nem apareceu na lista para consulta ao eleitor. Mas, ele foi as redes sociais para dizer que é perseguido e sustentar a posição de pré-candidato a prefeito.
UMA...
prévia do tempo que os candidatos terão na propaganda eleitoral no rádio é outro ingrediente no combo eleições. O grupão do prefeito com a chapa Rodrigo Ortunho e Cida Pessoto reúne 9 partidos na coligação majoritária e, claro, abiscoitará maior fatia do tempo nos dois blocos do programa e nas inserções de 30 segundos.
PL...
e PT, por conta das bancadas que formaram na Câmara Federal, mesmo que entrem com chapa puro-sangue, terão tempo razoável de propaganda. Depois virá o PSD que teve no final de semana o cacique-mor Gilberto Kassab para lançar a chapa Avenor e Flávia, na coligação com o PRD. Os demais farão campanha no padrão “Meu nome é Enéas”.
EMBORA...
a internet seja o campo de batalha preferido para os embates eleitorais, sem restrição de tempo, os políticos não abrem mão do rádio. Já não fazem questão dos longos programas de antigamente, preferem pílulas de 30 segundos que serão inseridas ao longo da programação das emissoras e que o eleitor terá que engolir. Cada segundo conta na batalha pelo voto...