TENSÃO...
predomina no entorno do prefeito eleito João Paulo Cantarella. Ainda que o partido dele, o PL, tenha disputado a eleição com chapa puro sangue, não escapa da ansiedade de quem deseja receber convite para integrar o time. No caminho da transição, cascas de bananas (leia-se vazamentos seletivos), provocam inevitáveis escorregões que potencializam o estresse.
A MENOS...
de 20 dias para a troca de governo (confirmada para 1º de janeiro), enquanto André Pessuto pendura seu segundo retrato na Galeria dos Prefeitos no Paço e começa a limpar gavetas, Cantarella e Mazeti correm para fechar a escalação do time e corrigir as derrapadas nesta fase de transição para recolocar o trem no trilho antes da posse.
TANTA...
expectativa se dá pelo fato de Cantarella ser um neo político, guindado ao posto-mor de CEO (termo da moda) logo após cumprir seu primeiro mandato de vereador. Ele, que passou a maior parte da vida profissional como procurador orientando prefeitos e vereadores, agora estará do outro lado, à frente da maior empresa da cidade com 2,6 mil funcionários e que presta serviços a 73 mil moradores.
A LUA...
de mel entre o prefeito e eleitores, todos sabem, tem prazo de validade: 100 dias. O goleiro João Paulo Cantarella sabe que o desempenho no gol depende do rendimento da equipe em campo. Time entrosado dá tranquilidade ao goleiro. Já o individualismo compromete o desempenho coletivo e, logo, é o goleiro que sofre. Não é diferente na política. Os dias atuais mostram ao prefeito e seu vice, que o caminho será pedregoso.
PESSUTO...
por seu turno cumpre os últimos compromissos de governo. Esta semana descerrou a sua segunda foto seguida na Galeria dos Prefeitos e será lembrado pela história como o prefeito que quebrou o tabu da reeleição. Em poucos dias entrará para o rol dos ex-prefeitos e enfrentará a temida abstinência de poder, após 2.921 dias no posto de Chefe do Executivo. Líder político, será uma sombra para Cantarella.
A JUSTIÇA...
eleitoral já cumpriu seu trabalho ao concluir a análise das contas dos eleitos em Fernandópolis. Nenhum problema encontrado que possa tisnar a prestação de contas. Nem mesmo o “aprovo com ressalvas” carimbado nas contas do prefeito e vice, João Paulo Cantarella e Marcos Mazeti, e do vereador Étore Baroni. Todos receberão os diplomas no dia 19, liberados pela internet.
NA COMARCA...
sobrou um ponto de interrogação na situação do prefeito eleito de Ouroeste que teve as contas desaprovadas, mas isso não impede a diplomação e posse. O Ministério Público, ao avaliar o motivo da reprovação, poderá até propor ação de cassação do diploma. Ou seja, é um fantasma que vai acompanhar o início do mandato do prefeito Sebastião Carlos da Silva que derrotou nas urnas o prefeito atual Alex Sakata.
MARCOMINI...
prefeito reeleito de Macedônia assumiu esta semana a presidência estadual da UBAM - União Brasileira de Apoio aos Municípios – entidade que se ombreia a outras como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM)e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nas lutas municipalistas. O jovem prefeito já começa a olhar o futuro para além das fronteiras de Macedônia.