2025...
será o ano da superação. O tom profético da frase do prefeito empossado João Paulo Cantarella ressoou pelo Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim na manhã/tarde da sessão solene de posse dos eleitos no primeiro dia do ano. “Vamos romper limites, enfrentaremos os problemas e celebraremos muitas vitórias”, falou em alto e bom som diante da plateia que ocupou toda a galeria do plenário.
NO...
longo discurso que proferiu na tribuna, Cantarella fez uma retrospectiva do caminho que percorreu até chegar ao momento da posse que descreveu como uma “provação”. Ao longo do discurso, não foram poucas as frases emocionadas, o reconhecimento de quem esteve com ele na jornada e a gratidão por poder viver aquele momento.
A SURPRESA...
veio quando Cantarella decidiu quebrar o protocolo para protagonizar uma espécie de “reunião pública” com o secretariado. Chamou todos ao plenário e deu ali uma orientação do que espera deles. “Estamos aqui para servir. Se alguém aqui tiver pensamento diferente disso, de estar aqui por causa do seu ego ou apenas por uma questão financeira, deixo à vontade para ir embora”.
SERVIR...
aliás, foi a palavras mais repetida durante a sessão. Na voz do prefeito, a palavra ganhou peso. “Vamos fazer o certo, da maneira certa. Usem a posição de liderança que assumem neste momento (falando aos secretários) não para serem servidos, mas para servir o nosso povo. É com o intuito de servir que tomo posse como prefeito”.
QUANDO...
a emoção deixou o plenário, a política falou mais alto. A eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2025/2026 revelou o esfarelamento do “grupão” político que comandou a cidade por oito anos liderado pelo ex-prefeito André Pessuto e pelo deputado federal Fausto Pinato. O grupão que havia perdido de forma acachapante a eleição de outubro, enfrentou novo revés.
COM...
oito vereadores eleitos, o tal grupão tinha a “faca e o queijo na mão” para a eleição da mesa na Câmara. Essa supremacia já vinha fazendo água no pós eleição. “Perdeu para ele mesmo”, nas palavras do veterano Étore Baroni. Não foi difícil para o PL com três vereadores articular com o PSD, Mobiliza e dissidentes do grupão para eleger, por 7x5, Daniel Arroio (PSD), o improvável, na disputa com Carlos Cabral.
NOS...
demais cargos, ficou clara a formação do novo grupo político na Câmara. Julinho Barbeiro (PP) foi eleito vice-presidente, Sargento Pedroso (PL) o primeiro secretário e Gabriel Faria (Mobiliza) o segundo secretário. Para observador político, a implosão do grupão era questão de tempo a partir da desastrosa performance nas urnas em outubro.
O PRIMEIRO...
dia do ano foi anunciado como o marco de uma nova era política em Fernandópolis. Mas, a política, como bem definia o político mineiro Magalhães Pinto, é uma nuvem que muda ao sabor do vento. A pergunta que sobrou ao final do dia 1º de janeiro foi: até quando os discursos da posse resistirão às vaidades políticas. Aguardemos...