BASTIDORES

BASTIDORES



OS...

governos estadual e municipal estão tendo que lidar com uma nova realidade escancarada pelas sucessivas ondas de calor, fruto do aquecimento global: a necessidade de dotar salas de aulas com aparelhos de ar condicionado. Isso não é mais um luxo restrito às escolas particulares. Foi o tempo em que um ventilador era suficiente.

A CANÍCULA...

que transformou salas de aulas em ambientes insalubres expuseram uma realidade de cuja importância poucos se deram conta até aqui. Como diz o editorial do “Estadão” de quinta-feira: O fato de muitas escolas padecerem de estrutura ruim já seria problemático em tempos normais, mas se torna mais dramático diante do novo normal decorrente das mudanças no clima.

AMBIENTE...

climatizado passou a ser componente para melhorar o aprendizado. Não há como enfrentar a crise de aprendizagem no País ignorando a crise climática. Por isso, os governos estão investindo nessa área. Mas, não se trata apenas de comprar o equipamento. O problema maior, pasmem,  é estrutural, ou seja, ter energia elétrica suficiente para fazer o aparelho funcionar.

O GOVERNO...

estadual  diz que o maior investimento que faz é na adequação das escolas para entrada de energia. Os prédios escolares são antigos e construídos para uma realidade que é outra hoje. Na rede estadual de Fernandópolis, por exemplo, com investimento de R$ 6,3 milhões, apenas duas escolas (Tanuri e Cáfaro) já estão com a climatização concluída.

A FOTOGRAFIA...

da rede municipal não é diferente e expõe erro crasso de planejamento. Aparelhos foram instalados, mas viraram objetos decorativos nas paredes. O ex-prefeito André Pessuto, que anunciou com pompas o programa de climatização das escolas em 2021, passou maior parte do segundo mandato enfrentando desgastes políticos com os vereadores por conta disso.

A NOVA...

secretária de Educação Valdete Magalhães diz que hoje o problema não é de falta de equipamento, mas de manutenção. Descobriu-se que havia um contrato para instalação e outro para manutenção. Resumo: houve divergências entre quem instalou e quem faria a manutenção. Para resolver o imbróglio será necessário retroceder e abrir uma nova licitação que incluirá a desinstalação, reinstalação e manutenção num único contrato para que o ar condicionado deixe de ser objeto decorativo.

DOIS...

meses na cadeira preta do gabinete do Paço e o prefeito João Paulo Cantarella vem encontrando muito fio desencapado pelo caminho. O chamado choque de gestão prometido exigirá trabalho hercúleo. Como costuma dizer o filósofo da roça: moer a carne dura, fazer pamonha, erguer uma casa e plantar uma roça exige muita paciência, perseverança e psicologia pro tempero. 

CANTARELLA...

tem ainda que controlar a ansiedade por atender a demanda da população. Os clamores, por hora, são aqueles velhos conhecidos: limpeza da cidade e operação tapa-buracos. Enfim, nesta semana a prefeitura conseguiu concluir licitação para compra de massa asfáltica para 12 meses, investimento de R$ 5 milhões. Após o carnaval, o bloco do “tapa-buraco” vai às ruas para aliviar o drama dos motoristas.

Equipe A.C.G