BASTIDORES

BASTIDORES



MOBILIDADE...

urbana é um conceito fundamental no planejamento urbano, pois influencia a qualidade de vida dos cidadãos. Esse conceito inclui a infraestrutura, os meios de transporte e a acessibilidade. Neste quesito, Fernandópolis, embora disponha de um plano de mobilidade de 2015, segue parada no tempo e a fatura da falta de planejamento já começou a ser cobrada.

ESCALADO...

para comandar a Secretaria Municipal de Trânsito, Paulo Zagolin, definiu um cenário desafiador pela frente durante a entrevista que concedeu ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora nesta semana. Trânsito, transporte coletivo e área azul, são temas que mexem com a rotina da população e, claro, causam estresse.

SEM...

planejamento, assistiu-se em Fernandópolis a proliferação epidêmica de lombadas nos últimos anos, a ponto de se estimar hoje a existência de cerca de 400 delas. Nesse mesmo período de oito anos, ao contrário, não se viu investimentos em tecnologia para controle do tráfego (leia-se novos semáforos, radares ou lombadas eletrônicas). Houve apenas remanejamentos e gambiarras para atender interesses políticos.

OS...

gargalos, alguns crônicos, continuam atazanando a vida dos fernandopolenses. Sem transporte coletivo decente, as ruas e avenidas da cidade são entupidas por carros e motos. Vejam só: Fernandópolis tem uma população de 73.286 habitantes e 68.467 veículos, 78% deles automóveis e motos (números do Denatran de dezembro de 2024). Logo os conflitos se multiplicam por uma malha viária também deteriorada.

NO...

mundo ideal, a lógica seria investir no transporte coletivo. Mas, não é o que acontece. O serviço concessionado há mais de 15 anos acumula uma lista de queixas de quem ainda precisa do serviço: frota de ônibus envelhecida, atrasos, limpeza até a mau humor dos motoristas. “Esse serviço não queremos mais”, avisou o secretário que já admite rompimento da concessão. Jales fez isso em 2023.  

POR...

falar em mobilidade, a zona sul de Fernandópolis, no trecho que margeia a ferrovia, se transformou em mega canteiro de obras com o início da construção de dois viadutos sobre a ferrovia eliminando duas passagens em nível na Estrada do Coqueiro e na Vicinal Carlos Gandolfi. Obras da Rumo Logistica. Eles se somarão aos dois viadutos construídos pela iniciativa privada para dar acesso a empreendimentos imobiliários do outro lado da ferrovia.

ESSAS...

obras de arte chegam para mitigar os conflitos com a ferrovia. Os cruzamentos em nível colocavam em risco vidas humanas, inclusive no tempo de espera pela passagem de trens quilométricos e cada vez mais frequentes. Liberam também a cidade para crescer para o sul. Talvez fosse o momento de se resgatar o projeto do Anel Viário, abandonado em alguma gaveta do Paço...

Equipe A.C.G