100...
dias de governo representam uma métrica da cultura política brasileira que se caracteriza como um período de armistício entre o governante que assume e a população. Nesse tempo atribui-se uma trégua para dar tempo ao prefeito de ajustar a equipe e iniciar o trabalho.
POIS...
bem, na próxima semana, o prefeito João Paulo Cantarella estará completando essa marca simbólica e já programa evento para balanço e anúncios. Nos últimos dias, Cantarella vem aumentando sua presença nas redes sociais demonstrando dados de gestão com base no que chama de planejamento e economicidade.
UM...
número chamou a atenção. Cantarella contou, durante evento no Almoxarifado, que acabara de receber relatório da Secretaria da Fazenda informando que nos primeiros 60 dias, graças ao planejamento da gestão, o resultado era uma economia de mais de R$ 12 milhões. Em tempo de cofre vazio, o dado é significativo.
MAS...
Cantarella tem muitos desafios pela frente. Certamente será defrontado com o clamor popular pela limpeza e buraqueira que toma conta da cidade. Oito anos atrás, em 2017, Pessuto foi emparedado com o mesmo dilema. A resposta na época: “Ficaram 4 anos sem tapar um buraco, por isso é que estamos nessa situação”. E o que foi feito em 8 anos?
APÓS...
ruídos com a turma da Educação, o prefeito João Cantarella abraçou a secretária Valdete Magalhães e iniciou peregrinação pelas escolas para conversar com diretores, professores e pais de alunos e reforçar o compromisso com a educação. Mostra também que aposta no trabalho da secretária para avançar no objetivo de colocar a educação em outro patamar.
ALIÁS...
é da natureza humana reagir a mudanças que tiram as pessoas da zona de conforto. Lembre-se que Pessuto mexeu no vespeiro no início do primeiro mandato quando decidiu cortar o 14º salário pago aos servidores na data de aniversário. O então prefeito enfrentou a fúria da categoria durante reunião na Câmara com o fim do benefício.
NA...
câmara, que acaba de completar os dois primeiros meses com sessões ordinárias, os vereadores seguem empilhando requerimentos e indicações ao Executivo, muitos, como disse o presidente Daniel Arroio “jogando para a galera”. Tirante o estresse da educação em que foram pedir esclarecimentos direto ao prefeito, pode-se dizer que o mar segue calmo.
ALGUNS...
temas tendem a prosperar nos próximos meses, entre eles, a questão da iluminação pública. Na última sessão os vereadores fizeram fila na tribuna com queixas contra o atendimento da Ouvidoria e da empresa responsável por troca de lâmpadas queimadas. Há casos de a espera durar meses. No caso da Ouvidoria, caberá à nova ouvidora (Nilva Garcia de Oliveira) nomeada ontem a missão de corrigir rotas.