Caderno Viva

BASTIDORES



A NOTÍCIA...

publicada na primeira página do jornal CIDADÃO, edição de sábado passado, sobre a liberação do alvará da prefeitura para construção da franquia do Mc Donald’s, em Fernandópolis, calou os céticos; ao mesmo tempo, fez brotar boa dose de otimismo naqueles que continuam acreditando no progresso da cidade.

A EMPRESA...

tem critérios rígidos na escolha das cidades candidatas à instalação de suas filiais. Embora ainda não conte com 100 mil habitantes, uma das exigências, o Mc vai se instalar em Fernandópolis pela realidade de sua população flutuante, acentuadamente representada por estudantes que  frequentam os cursos de nossas escolas de nível superior.

COMO...

divulgado, a famosa marca se instalará na principal avenida de Fernandópolis, a Expedicionários Brasileiros, antigo Lual, bairro Santa Helena, em projeto de 358,71 metros quadrados, na privilegiada área de 1.287,00 metros quadrados. Confiante, a Empresa Dourados Comércio de Alimentos, razão social do Mc Donald’s, está confirmando a inauguração para o segundo semestre.

TRATA-SE...

de uma grande conquista de Fernandópolis. Certamente incentivará outros comerciantes a investirem, principalmente nas áreas próximas. Vai mexer com alguns especuladores que estão sentados em cima de terrenos bem localizados na avenida.

A PROPÓSITO...

está na hora da prefeitura, em comum acordo com a Câmara, iniciar estudos para implantação do chamado “IPTU progressivo”, que, a princípio, enquadraria terrenos em corredor de comércio, para avançar, mais tarde, em outros setores.

SERIA...

o caminho para forçar construções, urbanizar áreas, eliminar matagal, focos de insetos, boca de fumo, além de criar receita para o município. A partir daí, quem quisesse continuar especulando que pagasse o IPTU diferenciado, ou seja, bem mais salgado. Incentivos aos que construíssem, seriam bem-vindos.

CLARO...

que o assunto demandaria longa discussão. Audiência pública, com amplo debate, envolveria toda a sociedade organizada em direção ao novo projeto urbanístico de Fernandópolis. A cidade poderia mudar de cara em pouco tempo.

A POPULAÇÃO...

está cansada de notícias negativas, aquelas que exploram na televisão o lado feio da cidade, como aconteceu recentemente com os estragos das chuvas em alguns bairros. A melhor resposta da administração seria fazer uma grande faxina, para que as coisas boas da cidade ganhassem visibilidade.

 

Alencar Cesar Scandiuzi