Caderno Viva

BASTIDORES



A CÂMARA...

Municipal derrubou a pretensão da prefeita Ana Bim, sepultando o projeto do executivo que visava punir munícipes descuidados com a limpeza de terrenos.

O PROJETO...

original dava cinco dias de prazo para o serviço de capinação ou roçada mecânica dos terrenos. Emenda ampliava para dez dias. Tanto a emenda, quanto o projeto foram rejeitados.

AFLORARAM...

durante a votação, comentários de que o povo já não aguenta mais pagar tanto aumento e não é certo punir e onerar o contribuinte. Também se falou na dificuldade de se encontrar em prazo tão curto o profissional para executar o serviço de limpeza.

NÃO...

basta, porém, dizer não à prefeita. É preciso sugerir o que fazer para que o proprietário cuide de seu espaço. Uma campanha de conscientização? Será que funciona? O que temos visto é que só se vê providência quando o contribuinte é atingido na parte mais sensível de seu corpo: o bolso.

NA MESMA...

sessão, por coincidência, os vereadores aprovaram o projeto de autoria de Chico Arouca, que torna obrigatório o plantio de árvores nas calçadas de Fernandópolis.  A iniciativa é louvável, mas só se completa com os terrenos devidamente faxinados.

EM SOCORRO...

ao meio ambiente, a Câmara aprovou verba que será destinada para revitalização do Horto Florestal, uma das áreas mais privilegiadas de Fernandópolis, coberta de muito verde. Sem opção de lazer, o local pode inspirar projetos, depois de tanto abandono.

EM...

noite de aprovação de reajuste de remuneração aos funcionários públicos municipais, a constatação, mais uma vez, de que a prefeita Ana Bim continua a pé na Câmara. Uma de suas secretárias foi acusada de jogar alguns munícipes contra a Câmara, na história da isenção de IPTU. Nenhuma defesa se ouviu, nem de seu líder.

POR...

fim o besteirol do vereador boquirroto que ainda não aprendeu a conviver com a opinião daqueles que não concordam com a opinião dele. Maurílio Saves tem razão: ao não punir o dito cujo, a Comissão de Ética permitiu que se continuasse vociferando da tribuna, chafurdando e atingindo a dignidade das pessoas.

 

 

Alencar Cesar Scandiuzi