Caderno Viva

BASTIDORES



UMA...

das frases mais surradas que se ouve em Fernandópolis, é que a cidade “não tem memória”. Personalidades políticas que dedicaram boa parte de suas vidas em benefício da comunidade são esquecidas com o passar dos tempos.

ESQUECIDAS...

ou pouco lembradas, dignamente lembradas. De vez em quando, com muita sorte, seus nomes ganham algum destaque em rua de longínquos bairros por iniciativa dos vereadores. Homenagens a ex-prefeitos falecidos, quando ocorrem, ficam aquém da importância que eles representaram (que representam) na história da cidade.

O ATUAL...

presidente da Câmara de Fernandópolis, André Cândido Geovani Pessuto, sensível quanto ao merecimento em tela, propôs uma justa homenagem ao ex-prefeito Edson Rolim, através de Projeto de Resolução. A partir da aprovação por unanimidade, a sede do legislativo fernandopolense, passou, então, a ter nova denominação: “Palácio 22 de Maio, Prefeito Edson Rolim”.

NA...

justificativa, Pessuto destacou a importância do homenageado no contexto político de Fernandópolis. Rolim conquistou quatro mandatos  eletivos, dois na vereança e dois como  prefeito, deixando sua marca em várias obras e órgãos públicos.O neto de Bernardo Pessuto recordou as conversas do avô com Rolim, “tomando vinho e tratando do futuro de Fernandópolis”.

A HOMENAGEM...

proposta por Pessuto, ocorre no momento em que o patrimônio histórico da cidade está sob ameaça de ruir, literalmente. Com indignação, vereadores aproveitaram o momento de resgate à memória de Fernandópolis, e focaram cobranças junto ao poder público para reforma do museu de Brasilândia, que lamentavelmente está caindo.

NÃO...

passou em branco a demolição da casa onde Edson Rolim  morou comua família, por décadas. Muito antes, a casa de Joaquim Antonio Pereira já tinha virado edifício comercial. É o momento certo para que  a prefeita Ana Bim faça valer a lei que ela sancionou com base na sugestão do vereador Humberto Machado, dispondo sobre o processo de tombamento, preservação do patrimônio natural e cultural do município de Fernandópolis, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Fernandópolis (COMPAC)e institui o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Fernandópolis.

 

QUE...

a feliz lembrança de Pessuto sirva de inspiração a outros projetos. O terreno para homenagens a ex-prefeitos falecidos é fértil, sem fugir da essência motivadora. Ademar Pacheco, Antenor Ferrari e Armando José Farinazzo foram, também, prefeitos e vereadores. E os outros, embora não passando pela Câmara, são, igualmente, merecedores dessas homenagens.

 

 

Equipe A.C.G