BASTIDORES

BASTIDORES: A Coligação



QUAL...

critério se adota para se eleger o presidente de uma Câmara Municipal? Na cartilha política, um dos princípios básicos para tal escolha, se dá através da maioria de uma bancada constituída de vereadores que pode ser situacionista ou de oposição, a depender do clima político reinante.

AINDA...

em circuito fechado, já se discute em todos os municípios, a eleição da mesa diretora e, principalmente, o nome que ocupará a presidência do legislativo para o biênio 2021/2022. Sondagens indicam que o mais provável é que o futuro presidente da Câmara de Fernandópolis, saia da aliança que apoiou a reeleição do prefeito André Pessuto.

A COLIGAÇÃO...

elegeu oito vereadores, somando 5.812 votos, e Cantarela (MDB) foi o mais votado com 936 votos, que formam a chamada maioria simples, contra o grupo “oposicionista” que elegeu cinco vereadores, com 2.768votos, uma diferença 3.044 votos. Tal vantagem numérica assegura a eleição do próximo presidente?

A HISTÓRIA...

mostra que nem sempre a tal maioria, respondeu pela eleição do presidente do legislativo. Quando a Câmara era composta de quinze vereadores, um prefeito, mesmo tendo feito a maioria, perdeu uma das eleições para presidente. Entrou um oposicionista, que tinha apenas dois votos, mas que ao final recebeu apoio de um grupo liderado pelo então vereador Ricardo Franco, e do prefeito, que não queria a volta de um dissidente e seu desafeto à presidência do legislativo.

UMA...

outra eleição foi marcada por cardápio variado. O prefeito que ganhou de lavada, fez o presidente para o primeiro biênio. Na segunda eleição, apareceu um candidato de oposição, com robusto apoio financeiro.

CONVERSA...

vai conversa vem, o desafiante, esbanjando certeza na empreitada, preparou churrasco e música sertaneja para comemorar após a reunião da Câmara. Um vereador não cumpriu com o combinado, e a situação venceu. Até hoje não se sabe quem roeu a corda. Ou se sabe?

HOJE...

baseado nos números (votos), considerando a confortável diferença de três votos (8 a 5), a situação tem amplas chances de eleger o presidente da Câmara. Basta manter o bloco unido, e escolher entre os cinco partidos da coligação, consensualmente, o melhor nome para a chefia do poder legislativo.(Três têm 2 eleitos, cada.) Equilíbrio e competência são valores indispensáveis. Há eleitos com tal perfil.

UM...

dos conselhos mais sábios, ensina baseado em vivência política, que o melhor que um prefeito pode fazer é não dar palpites em eleição da mesa diretora. É uma tentação participar, indicar candidato, mas os registros sempre mostraram que o risco é grande, e pode trazer irreparável desgaste no futuro.

Equipe A.C.G