BASTIDORES

BASTIDORES: A legislatura



SEMPRE...
houve muita dificuldade aos partidos para inclusão de mulheres na política, terreno predominantemente masculino. Muitas convidadas ficam apenas na filiação, recusando-se a assumir candidaturas.

DÁ...
para contar nos dedos eleições de Fernandópolis que tiveram participação feminina na disputa. No legislativo elas se fazem representar esporadicamente, mas para o executivo poucas tentaram, e apenas uma delas, Ana Bim, chegou lá.

A LEGISLATURA...
em curso a encerrar-se em dezembro, está representada por três mulheres, fato que deveria servir de motivação para futuras vereadoras, mas o que se ouve é que os partidos estão encontrando dificuldades para preencher as cotas a elas reservadas, por força de lei.

E QUANDO...
elas topam e aceitam o desafio das urnas, sempre aparecem alguns obstáculos, impedindo avanços e convertendo-as em vítimas. É o caso recente da professora Adélia Menezes. Não muito atenta aos detalhes partidários, acreditou que sua legenda para disputar a prefeitura pelo Republicanos estava garantida. Ledo engano.

OUTRA...
“vítima” da política é a vereadora Maisa Rio. Na eleição de 2012, era filiada ao antigo PMDB, e, candidata à reeleição, foi atropelada nos porões da tumultuada convenção do partido, anulada pela Justiça Eleitoral. Seu nome estava na urna, foi a mais votada, mas os votos foram anulados. Ficou de fora da Câmara.

COM...
certeza a maior decepção entre as mulheres que se aventuram na política quem mais sofreu (e sofre ainda) é Ana Bim. Com currículo que a destaca como a primeira vereadora eleita em Fernandópolis, e mandatos de vice e depois prefeita, ela hoje está inelegível, condenada por gasto excessivo com publicidade em ano eleitoral.

MUDANDO...
de assunto. Está chegando às redações de jornais da região, matéria sobre o ranking realizado pelo Observatório Público, mantido pela Confederação Nacional de Municípios, que coloca o deputado federal Genino Zuliani, do DEM/SP, como segundo colocado no Estado de São Paulo e oitavo no Brasil, na defesa de interesses municipalistas.

O OBSERVATÓRIO
Público foi criado para identificar e classificar os deputados federais e senadores com perfil atuante na defesa de interesses dos municípios. Ele avalia a atuação dos parlamentares: votações de proposições de alta relevância para os municípios e iniciativas do parlamentar que impactem de forma positiva ou negativa no andamento ou resultado de votações. Geninho é de Olímpia e exerce seu primeiro mandato na Câmara Federal.

Alencar Cesar Scandiuzi